4 Passos para Criar uma Sociedade por Quotas

Descubra como criar uma sociedade por quotas em 4 rápidos passos. A sociedade por quotas é uma empresa composta por dois ou mais sócios cujo capital se encontra dividido por quotas.

Se já pesou as vantagens e as desvantagens das sociedades por quotas, e se está decidido em constituir uma sociedade deste género, eis então os passos que deve dar para a sua criação

Obter certificado de admissibilidade e registar empresa

Deve começar por preencher o certificado de admissibilidade de firma ou denominação, e entregar o mesmo online, através do Balcão do Empreendedor, ou presencialmente, no Registo Nacional de Pessoas Coletivas (RNPC).

Terá de escolher um nome de sociedade ainda não existente. Veja como escolher nomes para empresas. O preço do certificado é de 75 euros.

Depois da constituição da sociedade, o prazo para realizar a inscrição da sociedade no Registo Comercial é de 60 dias (custo de 360 euros). já o cartão de identificação da empresa tem o custo 14 euros.

Depositar capital social

Uma vez obtido o certificado de admissibilidade para o nome da empresa, será necessário abrir uma conta bancária destinada exclusivamente à sociedade por quotas.

Abrir atividade nas Finanças

Deve abrir a atividade da empresa nos serviços das Finanças, ou online, no Portal das Finanças, dentro de 90 dias após a inscrição no RNPC. A sociedade por quotas será enquadrada obrigatoriamente no regime de contabilidade organizada, necessitando do apoio de um técnico oficial de contas.

Inscrever na Segurança Social

Devem ser comunicados à Segurança Social os dados relativos aos sócios, aos empregados da sociedade e aos seus gerentes, para se apurar as devidas contribuições sociais.