Quer tenha começado a procurar emprego recentemente, ou já não procure emprego há anos e agora se prepare para recomeçar a saga da pesquisa de emprego, estes são os passos essenciais que tem de dar e dominar na procura de emprego.

Personalizar currículo e carta de apresentação

O currículo não deve ser estático, mas sim melhorado constantemente, quer com novas competências, quer com o corte de informação desnecessária. Trabalhar o currículo tendo em vista a vaga aberta, torna-se uma necessidade.

A carta de apresentação deve também ser dirigida a alguém, com atenção e interesse, sendo direcionada à área em questão.

Melhorar imagem online

A imagem online é muito importante na procura de emprego. Isso implica ter o trabalho online, através de um portefólio, para ser conhecido pelos interessados, e manter uma imagem profissional nas redes sociais.

Melhorar o perfil do LinkedIn para chamar a atenção do recrutador é uma estratégia a adotar neste capítulo da imagem online.

Fazer networking

Como muitas vagas de emprego nem sequer são divulgadas, sendo ocupadas internamente, por passar da palavra, convém aumentar o número de contactos da rede, elevando-se assim também as hipóteses de se ser chamado a entrevista.

Preparar entrevista

Conseguir uma entrevista é uma grande vitória, mas é apenas meio caminho andado. É necessário pesquisar sobre a empresa antes da entrevista de emprego e preparar respostas para as perguntas mais difíceis da entrevista.

No final tem ainda de agradecer a entrevista concedida.