O plano de procura de emprego não está a resultar? Talvez esteja na hora de mudar as formas de procurar emprego. Estes são 4 exemplos de mudanças que pode fazer na sua procura de emprego. Não lhe custa nada experimentar.

Cortar tempo nos canais habituais

Grande parte dos candidatos de emprego procura por um trabalho nos sites de emprego e nos jornais, vasculhando as vagas conhecidas por milhares de candidatos. Contudo, muitas vezes as empresas só colocam os anúncios das vagas de emprego nos seus sites (se é que chegam a comunicar as vagas). Como muitas vagas são preenchidas por recomendação, pode não compensar gastar tanto tempo a procurar emprego nos canais habituais.

Aumentar rede de contactos

Recorrer à rede de contactos pode então ser mais eficaz para obter um emprego, já que muitas vagas são preenchidas internamente, por referência. Crie e aumente a sua rede de contactos, para aumentar também as suas hipóteses de contratação. Quando surgir alguma oportunidade pode ser dos primeiros a saber.

Apostar nas redes sociais

Os recrutadores podem encontrá-lo pela informação que concedeu no centro de emprego ou que colocou online. Por essa razão é importante ter um perfil completo, com várias informações. Melhore o seu perfil do LinkedIn e não negue à partida o poder do Facebook em arranjar emprego, já que muitos recrutadores recorrem a esta rede social.

Mudar canais de venda

Também pode transformar o seu currículo, usando um currículo criativo nas suas candidaturas, e criar um cartão de visita para deixar nos seus novos contactos. Outra opção para se promover junto dos empregadores é colocar amostras do seu trabalho online, ao criar um portefólio online.

Fique com mais 3 dicas raras para a procura de emprego.