Ninguém gosta de pagar as contas, mas é preciso pagá-las. Quanto mais cedo melhor. Se é daqueles que se esquece de pagar as contas frequentemente, veja o que pode fazer para nunca mais se atrasar num pagamento, para evitar pagar multas ou juros ou ficar com um serviço cortado.

1. Pagar as contas mal as recebe

As contas a pagar costumam chegar com bastante antecedência. É fácil deixar os dias passar, esperando pelo último o dia. O problema é que o último dia passa sem uma pessoa se aperceber. Pague as contas no mesmo dia que as recebe. Simples e eficaz. Não tem de se preocupar mais com isso.

2. Pagar as contas quando recebe o ordenado

Uma outra opção é pagar no dia em que recebe o ordenado. Isto claro, se os dias dos pagamentos o permitirem. Deste modo pode pagar tudo de uma vez e andar um mês inteiro descansado pois já pagou tudo o que devia.

3. Usar o débito direto

A forma mais fácil de não se atrasar nos pagamentos é acionar o débito direto, ordenando o seu banco a fazer os pagamentos por si. Convém porém prestar atenção aos extratos bancários para ter a certeza que os pagamentos estão a ser feitos devidamente.

4. Apontar todas as contas a pagar

Seja em papel, no computador, no tablet ou no smartphone, pode fazer uma tabela com as contas a pagar numa coluna à esquerda, e colocar à direita outras colunas com o dia da receção da conta, o dia final para o pagamento, o valor a pagar, e uma coluna onde se marca com uma cruz a conta já paga. Verifique a tabela de semana a semana e atualize-a imediatamente depois de pagar algo.