4 Desvantagens do Crédito Bancário

Não peça um crédito sem primeiro considerar as vantagens e as desvantagens de um crédito bancário. As principais vantagens do crédito bancário podem tornar esta solução financeira tentadora, mas as desvantagens de um crédito bancário podem trazer consequências nefastas para o seu assinante.

Endividamento

Por mais facilidades que um crédito bancário permita, ele pode conduzir o seu assinante ao endividamento. Ele pode ser o descalabro de uma pessoa, de uma família, ou de uma empresa.

Custos

Os custos de um crédito são elevados. É bom ter o dinheiro ou o bem na mão no momento, mas é necessário pagar o mesmo com juros pesados. Além dos juros existem comissões a pagar pelo empréstimo. Quem quiser pagar o empréstimo com antecedência também tem de pagar uma pequena percentagem por isso.

Burocracias

Uma das grandes desvantagens dos empréstimos bancários é a sua difícil obtenção, a menos que uma pessoa ou empresa tenha um bom histórico ou garantia. Os bancos são criteriosos a escolher os clientes dos créditos. O trabalho de pedir um crédito bancário pode cair por terra, caso o cliente não apresente boas condições financeiras. Nestas situações, a solução para obter crédito passa muitas vezes por recorrer a empresas privadas que concedem créditos imediatos.

Prazo de pagamento

O prazo de pagamento de um empréstimo é geralmente curto, o que obriga a pessoa a uma rigorosa ginástica financeira. Depois de constatar as principais desvantagens de um crédito pode verificar as alternativas ao crédito pessoal.