4 Cuidados a Ter Antes de Renovar o Seguro Automóvel

Tem carro e não sabe se continua na mesma seguradora ou se muda para um serviço mais barato? Esta é uma das dúvidas mais comuns entre os condutores. Mas esteja atento aos cuidados a ter antes de renovar o seguro automóvel.

Cumpra os prazos

Não deixe terminar a apólice em vigor para tomar uma decisão. Antes que vença o prémio a pagamento, certifique-se se quer continuar na mesma seguradora ou mudar de companhia.

Releia a apólice de seguro

Para procurar alternativas, nada melhor do que saber exatamente o seguro automóvel que tem. Releia a apólice de seguro. Assegure-se de que as coberturas e os capitais que contratou no momento em que fez o seguro ainda correspondem às suas necessidades. Pode precisar de mais, como pode abdicar de alguma cobertura opcional entretanto subscrita.

Reveja o seu historial como condutor

Se teve um acidente no ano anterior e foi o culpado, lembre-se que o prémio de seguro deverá subir quando o renovar. Faça as contas a esse agravamento antes de decidir se continua na mesma seguradora. E lembre-se que a penalização deverá refletir-se também num novo seguro. Da mesma forma, receberá um bónus da companhia se for um bom condutor, isto é, sem registo de sinistros.

Simule várias opções

Não se limite a comparar o preço do seu seguro automóvel com o do amigo que diz ter acabado de encontrar o melhor preço do mercado. A concorrência é muita e as companhias são livres de fixar os preços, mas há muitos fatores que influenciam o valor final. Faças as suas próprias simulações, por exemplo, através da internet. E se alguma lhe agradar especialmente, ainda pode contactar a companhia e negociar preços.

Deixamos-lhe ainda algumas dicas sobre a escolha do seguro automóvel.