5 Coisas que devia fazer agora para preparar a entrega do IRS

A entrega do IRS começa mais cedo em 2017 com todas as mudanças registadas à volta deste imposto. Para preparar e maximizar a entrega do seu IRS pode já meter as mãos à obra. Assim evita a dor de cabeça da entrega do IRS em cima da hora e a possível perda de benefícios fiscais.

1. Arquivar documentos

Deve guardar as faturas dedutíveis numa pasta para facilitar o registo das faturas e para verificar as mesmas em caso de dúvidas.

Arquive também os documentos que normalmente declara no IRS, como rendas ou mais valias.

2. Verificar as faturas

É no sistema e-fatura que consegue inserir as suas despesas efetuadas ao longo do ano que são dedutíveis no IRS.

Tem até dia 15 de fevereiro para verificar as suas despesas no sistema e-fatura. Experimente com antecedência a senha do Portal das Finanças, para não ter de pedir uma senha nova e esperar vários dias para que ela chegue.

3. Instalar um navegador suportado

Não é possível preencher o IRS online pelo Google Chrome. Tem de instalar um navegador de internet no computador que suporta Java, como o Firefox, ou o Internet Explorer.

4. Preparar dados

Precisa de ter à mão dados como o número de contribuinte de todos os membros do agregado familiar mencionados na declaração de IRS e como o IBAN para reembolso do IRS (se a ele tiver direito).

Alguns dados são inseridos automaticamente na declaração eletrónica de IRS. Mesmo neste caso deve verificar se os dados estão corretos, pelo que não custa nada ter os dados todos preparados.

5. Imprimir IRS do ano passado

O recomendado é ter a declaração de IRS do ano anterior ao lado para aceder facilmente aos dados pessoais e para retirar dúvidas no preenchimento da declaração deste ano.

Em vez de imprimir pode colocar a declaração de IRS do ano passado numa pasta de acesso rápido no computador.

Preste atenção às datas importantes do IRS em 2017.