4 Coisas a Pagar Antes da Reforma

Deve tentar pagar determinadas coisas antes da reforma para realmente ter descanso na sua aposentadoria. Como os rendimentos são fixos e menores na reforma, convém alcançar a segurança económica antes de se chegar à reforma.

Dívidas

Tente pagar os empréstimos e todas as dívidas que tem, desde as dívidas à Segurança Social às dívidas fiscais, antes de chegar à reforma. Só assim conseguirá viver com conforto num modesto pé de meia.

Hipoteca

Se tem a casa hipotecada, ou o carro, está na altura de enfrentar e contornar a situação. Será difícil combater a hipoteca com os vales mensais de reforma da Segurança Social.

Casa

Seja pagar a casa na sua totalidade, ou fazer obras de remodelação essenciais no lar, como no telhado, é sempre preferível chegar à reforma com esta despesa paga. Caso contrário pode ter de gastar várias mensalidades da reforma só para a sua casa.

Educação

A educação dos filhos é outra preocupação à qual deve dar atenção. Estudar em Portugal não é barato. Como o ensino superior em Portugal é, na verdade, caro, deve tentar patrocinar todos os estudos dos filhos ainda antes da reforma.

No meio de tantas responsabilidades não se esqueça de se preparar para a reforma.

Veja também as perguntas que deve fazer a si mesmo antes da reforma.