4 Coisas a Ouvir na Entrevista de Emprego

Existem muitas coisas que deve dizer numa entrevista de emprego mas também existem coisas que se devem ouvir. Uma entrevista de emprego é uma conversa onde se deve dar voz e atenção ao entrevistador. Muitas vezes podem-se encontrar pistas importantes sobre o trabalho e sobre o que é esperado do candidato.

Perguntas escondidas

Todas as perguntas que o entrevistador faz têm um propósito. Mesmo as que parecem fora do âmbito do trabalho. Quando o recrutador pede para falar de si, ele está à procura de saber como o seu perfil e historial se enquadra na empresa, por exemplo. Não subestime as perguntas do entrevistador, mesmo as pergunrtas que parecem mais disparatadas.

Comentários sobre a empresa

Outra coisa à qual deve prestar atenção é a cultura da empresa. Todas as pistas que o entrevistador dê sobre a empresa podem ser úteis para si. O objetivo é dar a perceber que se adaptaria facilmente a ela. A tática a aplicar é ouvir primeiro e falar depois.

Comentários sobre a vaga

Os comentários sobre a vaga, sobre o que é esperado na função e mesmo sobre o trabalho do antigo colaborador que a preencheu, permitem-lhe medir as suas respostas, vasculhando na sua experiência o que vai mais de encontro àquilo que o recrutador precisa.

Se o recrutador não estiver a passar grandes informações pode pedir algumas através de perguntas. Veja 6 perguntas que devia fazer numa entrevista de emprego.

Reação

A reação não se ouve mas se percebe e se lê. Preste atenção à postura do entrevistador ou dos entrevistadores e reformule a sua estratégia se quem está do outro lado não está a mostrar grande interesse. Leia os sinais de que a entrevista de emprego não está a correr bem.