Por: João Paulo Moura

4 Caminhos para a Reforma Antecipada

Pedir a reforma antecipada dá lugar a penalizações e a reforma pode ainda ser um destino longínquo. Porém, apesar das dificuldades, existem caminhos e atalhos para a reforma antecipada.  

Investir

Para ganhar mais dinheiro e conseguir reformar-se com antecedência precisa de saber investir. Os investimentos de longo prazo, a dívida portuguesa, os imóveis, as ações, são alguns exemplos de investimentos que pode fazer.

Gerar rendimento passivo

Para reformar-se mais cedo pode contar com os rendimentos passivos. Uma renda pode equivaler ou mesmo superar uma reforma. Conheça 8 maneiras de gerar rendimento passivo.

Trabalho extra

Chegar mais cedo à reforma pode passar por trabalhar mais. Se conseguir trabalhar 60 horas por semana terá o seu rendimento substancialmente aumentado. Alguns hobbies podem também dar-lhe um bom dinheiro, mas esta não é a única forma de ganhar um dinheiro extra.

Reforço da reforma

Se os descontos que faz não suficientes para uma boa reforma pode preparar-se de forma mais inteligente para a reforma. Quanto mais cedo começar a preparar a sua reforma melhor.

Preste atenção ainda aos 5 erros que deve evitar para ter uma reforma.