Existem 3 grandes razões para se cessar a atividade de recibos verdes. Sempre que a atividade independente não compensar monetariamente deve-se fechar a atividade.

Trabalho por conta de outrem

O trabalhador independente que comece a trabalhar por conta de outrem, com um contrato de trabalho, não tem em princípio mais necessidade de ter a atividade independente aberta.

Poucos rendimentos

Quem tem rendimentos muito reduzidos não deve manter a atividade independente aberta. Com o fecho de atividade acaba a obrigatoriedade de fazer descontos para a Segurança Social, de entregar a declaração de IRS a zeros, de ter um seguro de trabalho ou livros de registo.

Emitir ato isolado pode ser uma melhor opção.

Sem trabalho

Quando o trabalhador independente não tem nem prevê obter trabalho proximamente ele deve fechar atividade para evitar os pagamentos inerentes à atividade independente. O Fisco não obriga ao encerramento da atividade em caso de inexistência de trabalho e de rendimentos mas o trabalhador é prejudicado caso não o faça.

Saiba como cessar atividade independente pela internet comodamente no Portal das Finanças e como escolher um motivo para a cessação de atividade.

Pode ainda ter direito a subsídio por cessação de atividade.