Veja como procurar emprego com sucesso. A procura de emprego pode ser dividida em 3 grandes etapas.

Avaliação

A primeira etapa da procura de emprego eficiente é fazer um exercício de avaliação. Em vez de se candidatar a um emprego que lhe pareça razoável, deve procurar um emprego ideal para si. Para descobrir um emprego à sua medida é necessário saber o que quer para a sua carreira profissional e o que procura realmente num trabalho. Isto só pode ser alcançado com um exercício de avaliação pessoal e de mercado.

Organização

Depois de saber o que procura num emprego e na sua carreira pode começar a trabalhar o seu currículo e cartas de apresentação e motivação. Cada linha do seu currículo pode ser essencial para lhe garantir uma entrevista. Trabalhe em especial as tarefas exercidas em cada emprego anterior.

Crie uma lista de empresas onde gostaria de trabalhar, às quais se deve candidatar.

Ação

Depois dos dois passos iniciais, que requerem bastante tempo, pode então passar à execução. Registe-se nos melhores sites de emprego nacionais para receber automaticamente ofertas do seu gosto na caixa de email.

Consoante os requisitos de cada vaga existente, aperfeiçoe um pouco o seu currículo para enaltecer as suas competências ou experiências fulcrais para o trabalho.

Acompanhe as empresas que aprecia nas redes sociais e entregue as suas candidaturas espontâneas ou em resposta a vagas abertas, riscando na sua lista as empresas a que já se candidatou.

Em vez de encarar a candidatura como um processo repetitivo, olhe para cada candidatura como um novo projeto a realizar. Mais cedo ou mais tarde (fazemos figas pela primeira opção) encontrará um trabalho do seu gosto.

Conheça mudanças que pode fazer na procura de emprego quando esta não está a surtir efeito.