3 Dicas Para um Bom Marketing Social

Marketing social e responsabilidade social dizem-lhe alguma coisa? O conceito de marketing social nas empresas tem vindo a ganhar cada vez mais importância. Tal como na vertente comercial, o marketing social só tem impacto se os objetivos e a estratégia forem bem definidos.

Mais do que destacar um produto ou marca, o marketing social visa mudar atitudes e comportamentos em torno de questões sociais. Ainda que os efeitos não sejam facilmente mensuráveis, pode usar algumas destas dicas e exemplos para um bom marketing social.

Como e para quem?

Para que uma campanha de marketing social seja bem sucedida, isto é, para que se traduza em mudança de comportamentos socialmente aceitáveis, há que definir bem os seus objetivos e os destinatários. Com algumas regras.

Definir o público-alvo

Um bom marketing social depende de um bom planeamento. E desde logo, do público-alvo a que se vai dirigir. Há que o definir, segmentar, e sobretudo não desviar destes destinatários de eleição as atividades a realizar, de forma a não desperdiçar recursos. Da mesma forma, há que saber escolher quais os meios de comunicação mais adequados a este público-alvo.

Objetivos possíveis

E para não defraudar expectativas, também os objetivos devem ser delineados com base num planeamento consciente. O sucesso do marketing social dependerá dos recursos disponíveis. Logo, os objetivos devem ser fixados com base nesses recursos disponíveis.

Compromisso a longo prazo

Já falamos de planeamento e de estratégia. E estes são conceitos que habitualmente não estão associados a ações pontuais. Mesmo que estas possam surtir alguns efeitos na mentalidade e comportamento das pessoas, o bom marketing social é aquele que assume um compromisso a longo prazo. Até porque os comportamentos e as atitudes não se mudam de um momento para o outro.

Apesar do conceito “marketing” ser comum, quando se fala de empresas o objetivo das ações de marketing é comercial e não de mudança de atitudes sociais. Para estes casos, veja como fazer um plano de marketing.

Veja ainda como melhorar o marketing da sua empresa.