O calor do verão pode ser um verdadeiro pesadelo. Para combater o calor pode por exemplo comprar uma ventoinha ou um sistema de ar condicionado nos meses de maior aperto. Havendo falta de fundos, pode sempre experimentar truques simples e baratos para combater o calor do verão.

Tomar banho de água fria

Poupar a conta bancária e a saúde. Que mais razões precisa para tomar banho de água fria? Manter a frescura no verão? Pronto, já são três razões.

Limpar-se sem toalha

Para manter a sensação de frescura por mais tempo pode deixar a toalha onde está. Seque-se à frente da ventoinha, por exemplo, a evaporação ajuda a refrescar-se.

Comer estrategicamente

Não é nenhuma novidade que se comer e beber coisas geladas consegue manter-se fresco. Já comer comida picante no verão pode parecer uma loucura, mas a verdade é que ajuda a esfriar o corpo, pois ela leva a pessoa a ter grandes suores.

Cozinhar estrategicamente

Usar o forno aquece-lhe a cozinha. Experimente cozinhar no micro-ondas, ou grelhar no jardim, nos dias de calor, para não aumentar ainda mais o inferno que está em sua casa.

Vestir estrategicamente

As roupas de cores escuras absorvem o calor enquanto as roupas claras o refletem. Alguns tecidos são também mais frescos, como o algodão e o linho.

Usar protetor

O protetor solar é o seu escudo protetor contra os raios solares. As roupas claras não são por si só suficientes.

Caprichar no frigorífico

Encha o frigorífico de bebidas. Terá de se manter bem hidratado nos dias quentes de verão. Coloque garrafas plásticas de água no congelador e use-as quando sair à rua ou mesmo em casa, ao ver televisão, para refrescar atrás do pescoço.

Fechar as cortinas

Se fechar as janelas, cortinas e as persianas de sua casa durante as horas de maior calor conseguirá manter a sua casa fresca e suportável.

Abrir as janelas à noite

À noite faça o contrário: deixe a frescura entrar em sua casa.

Frequentar locais públicos

Se não tem ar condicionado em casa, pode aproveitar o ar condicionado que lhe é oferecido noutros sítios. Os centros comerciais são ótimos neste capítulo, podendo aproveitar para fazer as suas compras e para almoçar. Se precisa de estudar pode rumar à biblioteca, onde além de ar condicionado tem internet, livros e revistas.

Trocar as lâmpadas

Coloque lâmpadas menos quentes e mais económicas em casa. Estará a matar dois coelhos com uma cajadada.

Usar os aparelhos convenientemente

Se tem ar condicionado não coloque as temperaturas muito baixas. Se tem uma ventoinha não a utilize para refrescar a divisão. Ela é eficaz para refrescar a pessoa diretamente. Para refrescar a divisão aconselha-se que coloque outra ventoinha à janela para expulsar o calor.

Veja como poupar no ar condicionado e como não aumentar a conta de eletricidade.

Desligar aparelhos

Quando não precisar, desligue o computador e outros aparelhos cujo funcionamento aquecem as divisões do lar.

Espreite ainda como amenizar a temperatura no escritório.