12 Bons Hábitos no Trabalho que o Tornam Insubstituível

Manter alguns hábitos no trabalho podem-no tornar num trabalhador muito apreciado pela chefia e, quem sabe, mesmo num trabalhador insubstituível.

Estar um passo à frente

O trabalhador de sonho para o empregador não faz perguntas e age com antecedência. Ele está um ou mais passos à frente da situação.

Respeitar e representar empresa

O trabalhador exemplar absorve os valores da empresa e passa uma imagem positiva da empresa em todos os seus contactos.

Ajudar

Se deseja ser um trabalhador respeitado deve ajudar os colegas de trabalho. Dar formação aos colegas de trabalho é contribuir para o melhoramento e para o crescimento da empresa.

Liderar

Além de saber seguir ordens, o bom trabalhador inspira confiança nos restantes colegas e encoraja-os a darem passos em frente, mostrando-lhes o caminho.

Travar problemas

Em vez de simplesmente apontar problemas, procure chegar às causas dos problemas e travá-los desde início.

Planear

A capacidade de planeamento e de execução do planeado também lhe trará louros no ambiente de trabalho.

Criar influências

Um trabalhador influente faz as coisas acontecerem dentro e fora da empresa e inspira os outros a fazerem o mesmo.

Criar processos

Se conseguir criar processos dentro do trabalho para outros seguirem, estará a construir uma ponte e a melhorar o trabalho de todos.

Comunicar

Um trabalhador ambíguo ou silencioso não traz grande valor à empresa. Já o trabalhador que mantêm toda a gente informada, sim.

Motivar

Um trabalhador de sucesso motiva os seus colegas e superiores, ajudando a alcançar um ambiente de trabalho estimulante e criativo, onde toda a gente gosta de trabalhar.

Ter visão

Estar atento aos sinais de futuro e tê-los em consideração nas suas ações não está ao alcance de todos os trabalhadores.

Superar o chefe

Se quiser ser insubstituível no trabalho deve tentar superar o seu patrão, isto é, deve procurar colmatar as falhas que a chefia não está a conseguir superar.