11 Sinais de que o vício das compras o apanhou

Estes são alguns sintomas de que o vício em compras está a atacá-lo e de que é hora de fazer algo para o parar. Caso se reconheça nalgum destes sinais, preocupe-se e pense seriamente em combater este mal.

Compras online semanais

Se praticamente todos os dias pesquisa coisas para comprar na internet e quase todas as semanas compra mesmo algo, olhe bem para as suas mãos e para o que elas lhe estão a fazer. Comece a pensar colocar uns travões nos seus cliques.

Apelo das promoções

Se um e-mail, um folheto publicitário ou uma loja com a palavra promoções lhe desvia a atenção e o faz esquecer o que queria fazer em primeira mão, é bem provável que seja uma vítima das compras e dos preços. Os viciados fazem até compras online durante o trabalho.

Comprar por posse

Grande parte das pessoas compra coisas que não são realmente necessárias, pelo simples prazer de comprar. Se compra pela alegria de ter, em vez de necessitar, está na hora de se alarmar.

Compras por preço

Se olha para algo e compra porque o preço está baixo, isso diz-lhe que é viciado no ato de comprar. Mais uma vez a razão é colocada de lado. Não havendo necessidade para a compra, a questão do preço não se coloca.

Compras múltiplas

Se compra mais do que um artigo só porque lhe parece um bom negócio comprar algo mais (para poupar portes por exemplo), então você é um comprador compulsivo.

Compras por emoções

Quando a pessoa está triste, ela pode comprar para se sentir melhor. Quanto a pessoa está alegre, ela pode comprar para extravasar a sua alegria. É uma falsa forma de combater a tristeza e de explanar a euforia.

Arrependimento

Muitas vezes a pessoa olha para o monte de coisas que comprou e fica arrependida de determinadas compras. Este é um sinal óbvio de que ela é viciada em compras, um sinal que peca por tardio.

Da mesma forma, a pessoa pode ficar arrependida de não ter comprado algo e martirizar-se com o arrependimento.

Esquecimento

Se recebe encomendas e já nem sabe o que é, encontrou um sinal de que compra mais coisas do que devia.

Ansiedade no ar

Se espera ansiosamente por compras que fez na internet e se o carteiro já o trata como um velho conhecido, então as suas compras estão a ficar muito frequentes e importantes na sua vida.

Compras às escondidas

Também pode acontecer de mentir no preço das compras aos familiares ou de esconder as compras que fez, por vergonha.

Passar os limites

Sabe que tem despesas a pagar e compras avultadas a fazer num futuro próximo (ou menos próximo), mas mesmo assim compra coisas desnecessárias e dá cabo dos seus limites orçamentais.

As boas notícias é que nem tudo está ainda perdido. A partir de agora pode começar a combater o vício das compras online.