11 Erros que podem matar a sua empresa

Alguns erros podem ser fatais para a sua empresa. Deve fugir deles como o diabo foge da cruz. Tome nota.

1. Não colocar dinheiro de lado

Um dos grandes problemas das empresas é a falta de dinheiro. Um empreendedor pode investir todo o seu dinheiro para colocar o negócio em andamento e esquecer-se de que os clientes (e o dinheiro) demoram a chegar. Deve haver sempre algum capital de reserva.

2. Misturar as contas

Misturar as despesas pessoais com as despesas da empresa é um dos erros financeiros mais graves que se podem cometer. Esta situação pode levar o empresário a recorrer a empréstimos para saldar dívidas, colocando a empresa numa espiral de carência.

3. Escolher mal as pessoas

Um erro comum é escolher mal os parceiros financeiros e os próprios fornecedores e trabalhadores. Deve procurar sempre envolver as pessoas mais competentes no seu negócio. Cada mau negócio e cada má contratação tem o seu custo.

4. Contratar muitas pessoas

Uma empresa pode dar lucros substanciais e ganhar confiança no seu crescimento. Contudo, o número de contratações e a compra de novas instalações são medidas que devem ser bem ponderadas, pois quando o negócio começa a estagnar, os custos não diminuem.

5. Não ter feedback dos clientes

Esquecer a opinião dos clientes pode levar a que estes prefiram outras empresas e produtos/serviços. Procure sempre melhorar o seu serviço e olhar para ele pela ótica do cliente, que afinal de contas é quem o usa e o paga. Veja como conseguir o feedback dos clientes.

6. Não avaliar a audiência

Se o seu produto for específico para uma audiência, convém saber onde atacar essa mesma audiência, e de que forma.

7. Não medir os custos reais

É necessário saber os gastos totais do negócio com exatidão, assim como os lucros, para gerir convenientemente uma empresa. Veja como calcular a margem de lucro.

8. Cair em gastos desmedidos

O sucesso financeiro do momento pode levar a gastos despropositados e a apostas de investimentos completamente ao lado que saem caras numa época baixa. Invista sempre com cabeça.

9. A falta de planos

A falta de objetivos e de planos de ação para curto, médio e longo prazo podem levar uma empresa a encalhar. Todos os departamentos e pessoas dentro da empresa devem trabalhar pela mesma linha e nunca à deriva uma das outras. Saiba quais as características de um bom plano de negócios.

10. Uma fraca presença online

No mundo online estão muitos clientes que podem representar receitas importantes para a sua empresa. Não negue à partida a ciência da internet e coloque todas as informações relevantes sobre o seu negócio online. A montra da internet é a maior que existe e é pela sua porta que entram muitos clientes e rendimentos.

11. Operar na ilegalidade

Para uma empresa ser sustentável é necessário seguir os trâmites legais. As multas são elevadas e podem mesmo matar uma empresa num abrir e fechar de olhos.