10 Tipos de Clientes que a Sua Empresa Deve Conhecer

Existem diferentes tipos de clientes, cada um com as suas características. Entre os vários tipos de clientes com os quais a sua empresa tem de lidar encontram-se os seguintes.

Conhecer o tipo de cliente permite ser mais persuasivo ao transmitir uma mensagem e, na prática, ser um melhor vendedor.

O indeciso

Este tipo de cliente demora muito tempo a tomar uma decisão. Ele mede os prós e os contras de um produto e de uma decisão, comparando com o que a concorrência pode oferecer. Para lidar com este cliente é preciso ser-se paciente, prestativo e opinativo.

O decidido

O decidido sabe bem o que quer e toma a decisão rapidamente por si. Deve-se deixar este tipo de cliente tomar as rédeas da conversa e não competir com o mesmo em conhecimentos.

O apressado

O apressado é um cliente agitado, um pouco impaciente. É necessário ser-se objetivo e rápido com este cliente.

O falador

Já o falador parece querer fazer parte da sua empresa. Ele não tem pressa e gosta de ser ouvido e apreciado pela sua opinião. Ele requer um contacto amável, mas não o deve deixar-se desviar do assunto do negócio.

O especialista

Este cliente conhece os produtos ao detalhe, podendo dominar melhor as especificações técnicas do que um vendedor. Deve-se falar para ele de forma técnica e objetiva.

O calado

O cliente calado é muito independente e age como se tudo fosse seu, não precisando de ajudas. Caso note alguma expressão de indecisão, tente oferecer-lhe ajuda.

O negociador

Este cliente aparenta até ser um vendedor. Ele conhece todas as regras do jogo e deseja obter alguma vantagem extra com o negócio. Ele requer amabilidade no tratamento, mas não lhe deve dar nada facilmente ou gerar falsas expetativas.

O simpático

O cliente bonzinho, sempre cordial e atento, parece não ter um furo na sua paciência. Apesar das suas características, ele requer cuidado no tratamento, não se confundindo nunca simpatia com intimidade.

O satisfeito

Como já conhece a empresa e está contente com os seus serviços, este cliente é até um bom radar do funcionamento do serviço da empresa. Contudo, é preciso não deixar cair as suas expetativas.

O insatisfeito

O cliente mais resmungão, que nunca está contente com um produto ou serviço. Para lidar com este cliente é preciso uma dose de paciência e de passividade, fazendo-lhe ver que o seu problema está a ser resolvido.

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