10 Sinais de que tem um bom patrão

Mas afinal o que é que faz um patrão ser bom para o trabalhador? Se tiver um patrão com várias das seguintes características pode suspirar de alívio e dizer a todos que tem um bom patrão.

1. Sabe ouvir

O bom chefe ouve realmente o trabalhador e lembra-se do que ele disse no dia seguinte. Ele interrompe o que está a fazer para ouvir o trabalhador e considera a sua opinião.

2. Demonstra apreciação

Um bom patrão consegue dar uma palavra de apreço ao colaborador quando este realiza um trabalho com afinco e mérito.

3. É um homem/mulher de palavra

Um patrão que cumpre com o prometido é um patrão de confiança que todos gostam de seguir.

4. Nota-se dedicação

O bom patrão é aquele que respira o trabalho que faz e que tenta sempre fazer melhor, cativando e impulsionando os colaboradores no processo. Ele não se esconde, estando sempre presente.

5. Assume a sua culpa

O mau chefe culpabiliza alguém que não ele quando um projeto não corre como o esperado. O bom chefe dá a mão à palmatória e assume a sua própria culpa.

6. Percebe as tarefas

O chefe competente compreende as rotinas do trabalhador e atribui-lhe tarefas enquadráveis na sua disponibilidade.

7. Presta informação

O bom chefe lembra-se de partilhar informação ao colaborador para este se integrar e saber o chão que pisa ao realizar um trabalho.

8. Melhora o ambiente

Outro sinal que tem um bom chefe é que este tenta criar um ambiente de trabalho amigável e construtivo, onde não falta motivação para trabalhar e espaço para a criatividade e para a espontaneidade.

9. Demonstra honestidade

O bom patrão é honesto, contando a verdade ao trabalhador, desde o estado e o futuro da empresa, à performance e ao futuro do colaborador na firma.

10. Apresenta flexibilidade

O patrão que tem empatia pelo trabalhador, demonstrando flexibilidade quando este tem algum problema, pode ser considerado também um bom patrão.

Já estes sinais dizem-lhe que tem um péssimo patrão.