Por: João Paulo Moura

10 Sinais de que é um viciado em trabalho

Workaholic e Working Dead. Estas são duas expressões americanas usadas para caracterizar os viciados em trabalho. Será que você faz parte deste exército de viciados em trabalho? Descubra a resposta até ao final deste artigo.

1. Primeiro a chegar, último a sair

Se você é o primeiro a chegar e o último a sair então encontrou o sinal mais óbvio de que é mais um zombie do trabalho, quase sem tempo para si próprio.

Conheça os motivos para sair do trabalho sempre a tempo e horas.

2. Almoço com trabalho

Aquele que não parar sequer para almoçar e almoçar enquanto trabalha está condenado a sofrer as consequências físicas e psicológicas de ser um viciado no trabalho.

Leia as razões para não almoçar no trabalho.

3. Levar trabalho para casa

Os TPC eram na escola. Quem continuar a fazer TPC na vida profissional está a sofrer do mal chamado vício do trabalho.

Saiba que não tem vantagens em levar trabalhar para casa. Veja as razões para deixar de ser uma pessoa viciada em trabalho

4. Ser despedido é o fim do mundo

Se quase tem um ataque cardíaco sempre que pensa que vai ser despedido, mesmo sem ter razão para pensar isso, então você coloca o trabalho acima de tudo.

5. Não desligar do trabalho

Não consegue adormecer pois fica a pensar no trabalho? Sonha com o trabalho? Pensa em trabalho nas férias e no fim de semana? Estes são sinais de que é um viciado em trabalho, levando o mesmo muito a sério.

6. Esgotado

Chega a casa esgotado e não consegue ter tempo para nada? Este é um dos malefícios de ser um viciado em trabalho.

7. Trabalhar mesmo doente

Coloca em risco a sua saúde e a dos outros ao aparecer ao trabalho mesmo doente? Este é outro sinal de ser um agarrado ao trabalho.

8. Dizer sim a tudo

Quem aceita todas as tarefas sugeridas e todos os pedidos de colegas de trabalho, por mais ocupado que já esteja, está claramente viciado no trabalho.

Saiba como dizer não no trabalho.

9. Esquecer as amizades

Não vê os seus amigos há quanto tempo? Os seus amigos são agora os colegas de trabalho? Deixar que a vida profissional abafe a vida pessoal e social é algo de alarmante.

Aprenda a manter o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

10. Estar em constante negação

Apesar dos fortes sintomas de ser viciada em trabalho, a pessoa negará essa realidade e dirá que está apenas a ser um trabalhador exemplar. Este é um último sinal de vício em trabalho: a negação.  

Caso se identifique nestes sinais, espreite como deixar de ser viciado em trabalho.