10 sinais de que atingiu o esgotamento no trabalho

Esgotamento físico e mental no trabalho. Será que os atingiu? Estes são alguns sinais de que o esgotamento no trabalho já surgiu. Tenha cuidado: o síndrome do esgotamento no trabalho existe e é bastante sério.

Sono irregular

As pessoas stressadas com o trabalho costumam dormir mal, com a preocupação (ou até com pesadelos relacionados com o trabalho, seja com folhas de Excel ou com o patrão). Também costumam colocar o despertador a tocar bem cedo de manhã só para dormirem mais um pouco e se levantarem apenas ao segundo ou terceiro toque.

Suspiros no trabalho

Se suspira com desespero antes de fazer uma tarefa, seja a mesma pela milésima vez, ou uma nova, é porque está cansado e esgotado com o seu trabalho.

Stress constante

O stress no trabalho é inevitável. Agora estar quase todos os dias stressado no trabalho não é normal. Quando o trabalho toma conta das emoções torna-se claro que algo de errado se passa.

Estagnação

O trabalhador que se sente estagnado no trabalho, sem se lembrar da sua última conquista pessoal, precisa urgentemente de férias para recuperar as forças e a motivação.

Cansaço pós-trabalho

Quando chega ao fim do dia não tem forças e vontade para fazer mais nada? É um sinal que o trabalho o esgota fisicamente e mentalmente todos os dias.

Segunda e sexta-feira

Se as segundas-feiras são o seu dia negro e se à sexta parece que fugiu da prisão, a sua mente não está muito motivada para trabalhar.

Fugir aos eventos

Quem já não participa nos encontros e eventos da empresa já perdeu à partida o interesse pela empresa, estando cansado com o seu trabalho. As oito horas por dia de ligação à empresa já lhe são mais do que suficientes.

Indiferença nos contactos

Se trata os seus colegas de trabalho ou os clientes com indiferença é porque já atingiu um ponto de esgotamento com o trabalho e provavelmente nem se apercebe disso.

Queixas

O trabalhador que se queixa constantemente do emprego aos colegas, amigos ou familiares também já pisou a linha do esgotamento. Atenção que evitar falar sobre o trabalho por este trazer más memórias e desgostos também é um sinal de esgotamento.

Pensar na demissão

Quem pensa constantemente na demissão já se cansou do trabalho há muito. Arranjar desculpas para dizer a si próprio para continuar a trabalhar no mesmo sítio é um indício de esgotamento com o trabalho atual.

Se chegou a este ponto ainda vai a tempo de evitar o esgotamento total no trabalho ou de reiniciar a sua carreira. Veja: