10 Sinais de que a Empresa já Viu Melhores Dias

Preste atenção aos sinais de crise na empresa. Pode estar na altura de enviar currículos a novas empresas.

Despedimentos sucessivos

O primeiro sinal de crise na empresa começa pelos despedimentos, sobretudo quando não parecem existir causas evidentes de despedimento provocadas pelo trabalhador.

Saídas por iniciativa própria

Quando os trabalhadores dos quadros superiores ou os trabalhadores mais competentes começam a abandonar o barco, é sinal de que as águas são cada vez mais movediças.

Congelamento de contratações

Não se contratar mais pessoas há algum tempo é um indício de que a empresa não está a crescer. Por vezes uma pessoa sai da empresa e outra que já estava dentro da empresa começa a fazer as tarefas de quem saiu, para além das suas.

Congelamento de promoções

Também é de desconfiar da falta de promoções e de aumentos dentro da estrutura da empresa. A estagnação nunca é um bom pronúncio para o futuro da empresa.

Reuniões fechadas

Muitas reuniões à porta fechada podem ser sinónimo de más notícias para os trabalhadores.

Mau ambiente de trabalho

Preste atenção aos rostos, ações e comportamentos dos dirigentes da empresa. Faça o mesmo em relação aos colegas de trabalho. Caras tristes, queixas constantes e uma cultura de stress e de pessimismo não advogam nada a favor da empresa.

Diferenças súbitas de comportamento

Os sinais de mudança podem ser vários, como por exemplo, quando se deixa de fazer limpezas com frequência, quando as máquinas de serviço são deixadas ao abandono, quando se faz auditoria aos equipamentos, quando os armazéns começam a ficar vazios, quando surgem pessoas estranhas a levar equipamentos, etc.

Menos festas

Compare a qualidade e o número de festas e de atividades que se realizavam no passado com as do presente. Tenha em atenção os discursos dos diretores da empresa de festa para festa.

Menos dinheiro

Um sinal claro de crise é quando o dinheiro é cada vez mais limitado, seja em benefícios, seja para fazer compras para a empresa ou quando os fornecedores ligam a exigir dinheiro que está em dívida.

Menos trabalho

Se antes toda a gente andava com as mãos atoladas de trabalho e agora resta tempo para muita coisa, incluindo ler este artigo no computador da empresa, muito provavelmente o volume de negócios está a cair.

Leia também os sinais de que está prestes a perder o emprego.