Conheça 10 riscos do trabalho à saúde. Pode até nem se aperceber, mas o trabalho está a matá-lo aos poucos.

1. Falhar o pequeno almoço

Ao saltar o pequeno almoço está a colocar o seu corpo em stress constante e a perturbar o seu metabolismo. Quem falha esta refeição tem mais tendência a aumentar o seu peso e a ter pressão alta.

2. Sentar-se o dia todo

As dores de pescoço, costas e músculos dos braços são constantes, mas existem perigos piores em se trabalhar sentado, como as hipóteses de se sofrer AVC.

Conheça as profissões que mais e menos calorias gastam.

3. Contemplar o monitor do computador

Trabalhar muitas horas ao computador dá-lhe dores de cabeça, tonturas e problemas de visão. Deve fazer pausas e investir em bom material de escritório.

4. Alimentar-se mal

Comer comida rápida (para não perder tempo ou por preguiça) aumenta o risco de ataque cardíaco. As gorduras são mais concentradas e as calorias redobradas.

5. Fazer deslocações longas

As deslocações longas para o trabalho, quer de carro ou transporte público, estão relacionadas com o aumento do colesterol e do nível de stress de acordo com estudos norte-americanos.

6. Ar condicionado

O próprio ar condicionado pode ser um risco para a saúde no trabalho, com as suas bactérias e partículas tóxicas circulando no ar. Do ar interior diz-se que pode ser 100 vezes mais sujo que o exterior.

7. Falta de sol

Trabalhar por muito tempo fechado tem também consequências a nível de sono, aumentando as insónias e desregulando o relógio biológico. O corpo precisa da sua dose diária de sol.

8. Exposição a fotocopiadoras

O contacto constante com impressoras a laser e fotocopiadoras pode levar a males de saúde, cancro do pulmão incluído.

9. Trabalhar em demasia

Estudos europeus apontam para um risco maior em 60% de problemas cardiovasculares em pessoas que trabalham 10 horas ou mais por dia. Fazer horas extraordinárias resulta também em obesidade, maior colesterol, etc.

10. Trabalhar para um mau patrão

Se sofrer mobbing, ou se simplesmente tem um mau patrão, a ansiedade, o stress e a depressão podem instalar-se e tomar conta de si.

Preste sempre atenção aos perigos do trabalho e encontre formas de os contornar.