Contratar alunos recém-licenciados traz vantagens para a empresa, apesar de existir sempre algum receio em contratar trabalhadores inexperientes.

Incentivos fiscais

As empresas podem gozar de incentivos à contratação, nomeadamente de jovens à procura do primeiro emprego, o que é o caso dos alunos recém-licenciados.

Custos

Os trabalhadores sem experiência recebem menos do que os trabalhadores mais experientes, custando menos à empresa.

Entusiasmo

Não se pode negar que um jovem que chega finalmente ao seu primeiro emprego traz um entusiasmo, uma energia e uma motivação sem comparação dentro da empresa. Ele traz também novas ideias e perspetivas.

Esforço

Um novo trabalhador quererá impressionar, trabalhando duramente e mais do que trabalhadores com anos de casa. Ele quererá mostrar serviço e subir rapidamente dentro da empresa.

Concorrência

Trazer sangue fresco para a empresa permite renovar a competição saudável dentro da empresa, sendo que um novo trabalhador puxará automaticamente pelo trabalho dos colaboradores mais antigos.

Aprendizagem

Um recém-licenciado é uma folha em branco que pode ser escrita como o seu instrutor quiser. Ele pode ser moldado para trabalhar da forma que o empregador necessitar.

Flexibilidade

Um jovem trabalhador é capaz de aprender com rapidez e de se adaptar às diferentes tarefas que se lhe são pedidas ao longo do tempo. Ao contrário de um trabalhador com anos de experiência num determinado campo, não será necessário formatar e mudar completamente os processos de trabalho.

Disponibilidade

Os compromissos dos recém-licenciados fora do trabalho não são tão apertados como os dos trabalhadores mais velhos, com famílias formadas, estando assim os primeiros mais disponíveis para trabalhar em diferentes horários.

Conhecimento tecnológico

As novas gerações cresceram com diferentes tecnologias, sendo especialistas em redes sociais, podendo aprender rapidamente a dominar novas ferramentas ou mesmo ensinar trabalhadores mais antigos a manobrar determinadas ferramentas.

Longo prazo

Contratar um recém-licenciado pode ser uma solução a médio ou a longo prazo para colmatar alguma saída da equipa da empresa.

Escolha criteriosamente os candidatos, para não ter de enfrentar as consequências de uma má contratação.