10 Razões para considerar arrendar e não comprar

Comprar casa é um grande passo, mas pode não ser o mais indicado para toda a gente. Para muitas pessoas o melhor poderá ser mesmo arrendar. Apesar do arrendamento ser encarado por muitos como uma forma de deitar dinheiro forma, a verdade é que o arrendamento traz vantagens e é mais indicado para determinados casos e pessoas.

Instabilidade/Flexibilidade

A vida é incerta por mais que se tente planear a mesma. Pode começar a trabalhar brevemente noutro local do país ou necessitar de uma casa maior ou menor. Se comprou casa vai ter um problema em mãos. Se arrendou, pode abandonar o lar e mudar-se sem grandes complicações.

Impostos

Os impostos e as burocracias (condomínio, seguros) relativas à casa estão sempre a cargo do seu detentor, nunca do seu arrendatário.

Obras

As obras são outra preocupação que o arrendatário dispensa, pertencendo antes ao departamento de preocupações do senhorio. Telhado novo, problemas de humidade, necessidade de remodelação da casa de banho e da cozinha, fica tudo à responsabilidade do senhorio.

Valor de mercado

Para quem necessita de dinheiro com a venda da casa, um investimento na compra de uma casa hoje, pode acabar por sair furado no mercado de amanhã.

Preço mais baixo

Consoante o local e estado do imóvel, arrendar pode sair bem mais barato do que comprar casa.

Preço fixo

Com uma renda fixa não há tantas oscilações nos rendimentos. Quem compra casa tem de dar uma grande entrada, de pagar impostos, pagar variações nas taxas de juros, avarias, obras, etc. Arrendar é uma medida “simplex” de habitação.

Liberdade

A liberdade é maior para quem arrenda casa, sem ter de recorrer a um crédito habitação e de fazer tanta ginástica financeira.

Investimento

O dinheiro que poupa em arrendar em vez de comprar pode ser utilizado para investir e gerir novos fundos.

Partilha

As despesas de viver sozinho são imensas. Se partilhar casa com outras pessoas tem direito a uma habitação a baixo custo, com a partilha das despesas entre todos.

Visão pessoal

Se para algumas pessoas comprar casa é um objetivo de vida, para outras a casa é simplesmente um custo a minimizar. Arrendar é uma questão de estilo de vida e de visão pessoal.

Fique com 6 dicas a ter em conta antes de arrendar.