10 Pequenas Coisas que Estão a Estragar a sua Candidatura de Emprego

A sua candidatura de emprego pode estar em perigo por causa de pormenores. Não subestime a importância das pequenas coisas no seu currículo e na sua candidatura em geral.

Email

Tenha o cuidado de incluir um email profissional na parte dos contactos do currículo. O email é uma extensão da sua imagem, pelo que deve ter o seu nome e não uma brincadeira de palavras como "ditoefeito@hotmail.com", por exemplo.

Fotografia

Tal como o email, a sua imagem deve ser profissional. As fotos informais não podem entrar no seu currículo, se deseja ter sucesso na candidatura.

Morada

A sua morada tem muita importância no recrutamento. Os recrutadores privilegiam naturalmente quem mora nas proximidades da empresa.

Experiência irrelevante

Trabalhos de curta duração e irrelevantes para a posição só vão distrair o recrutador do seu objetivo de encontrar o candidato ideal.

Informação pessoal

Referências ao estado civil, à religião e à afiliação política podem gerar controvérsia na sua candidatura. Em dúvida, o melhor é deixar de fora alguma informação mais pessoal.

Passatempos

Relativamente aos hobbies, se os incluir, refira apenas passatempos pertinentes para o trabalho.

Termos

Algumas palavras podem gerar dúvidas no recrutador. Fique com exemplos de palavras que não deve colocar no currículo ou na candidatura.

Clichés

Evite os clichés como por exemplo: “referências disponíveis caso solicitado” e “capacidade de liderança” no currículo. Isto é um desperdício de espaço e de tempo.

Prémios do passado

As conquistas do passado, como do tempo do secundário, podem ser vistas pela negativa pelo recrutador: como que conquistou algo faz tempo e nada recentemente.  

Reenvio

Preste também atenção ao envio de emails que faz. Se o recrutador notar que reencaminhou o texto de uma candidatura feita previamente para outra empresa, ele vai ficar de pé atrás na sua candidatura.