10 Palavras que Não Deve Colocar no Currículo

Alguns erros matam um currículo à partida. Entres eles estão os erros ortográficos, muitas vezes visíveis até no mundo empresarial. A evitar estão também algumas palavras que podem colocar os recrutadores de pé atrás com uma candidatura.

Raça

Pode querer dizer que é um profissional com raça, mas a raça diz respeito aos cães ou pode até sugerir racismo. Evite o uso desta palavra.

Lutador

A não ser que seja mesmo um lutador por profissão, este adjetivo fica fora de contexto na sua candidatura.

Hábil

Toda a gente tem habilidades, mesmo sendo elas irrelevantes para o emprego em questão. Não use expressões e adjetivos redundantes como este.

Inovador

A palavra inovador é usada por tantos candidatos, colaboradores e empresas que começa a perder o seu vigor e atração.

Trabalhador

Um trabalhador é naturalmente trabalhador. Procure outro adjetivo para caracterizar a sua capacidade de trabalhar, como eficiente, por exemplo.

Competente

Um candidato vai sempre dizer que é competente. Nem lhe passa pela cabeça dizer que é preguiçoso e que não consegue fazer uma tarefa (mesmo sem saber qual é a tarefa que teria de fazer na empresa).

Experiente

Não se caracterize de forma tão simplória. Especifique o tempo que trabalhou em cada cargo que ocupou e quais os resultados de que é capaz.

Dinâmico

Querer demonstrar dinamismo, vontade de trabalhar e motivação é algo de louvar, mas estes generalismos podem ficar para a entrevista de emprego, deixando o recrutador tirar as suas próprias conclusões.

Nunca

Em contextos de experiência (ou melhor: de inexperiência), advérbios como nunca sublinham a capacidade (a incapacidade, na verdade) do candidato.

Problema

Algumas palavras têm uma conotação negativa, como por exemplo: agressivo, falha, problema. Não se querem problemas mas sim soluções.

Veja mais coisas que não deve colocar no currículo.

Conheça também as palavras a não dizer numa entrevista de emprego.