10 Palavras a Apagar Imediatamente do Currículo

Se tem estas palavras no currículo pode corrigi-lo imediatamente. Estas palavras ficam mal no seu currículo, pelo que as pode apagar já.

Eu

O currículo é seu mas evite falar na primeira pessoa, usando palavras como “eu” e “meu”/”minhas”. Na empresa importa o coletivo e não o individual. O que interessa é o que pode fazer pela empresa e não o que esta pode fazer por si, isto é, menos sobre si, mais sobre eles.

Melhor

Não diga que é o melhor de todos. Parecerá arrogante e exagerado.

Pró-ativo

Todo o trabalhador tem de ser pró-ativo, é um cliché. O seu currículo é que tem de falar por si neste capítulo.

Dinamismo

Uma palavra gasta, para demonstrar na entrevista de emprego e não no currículo.

Responsável

Todos somos responsáveis por algo. Vá direto ao assunto quando enumera as responsabilidades, dizendo o que fez com dados quantitativos e com que qualidade o fez.

Experiência

Talvez a palavra mais batida do currículo. O preferível é explicitar o tempo de trabalho e os resultados com factos.

Paixão

“Amor”, “paixão” são expressões pouco profissionais, para usar noutros contextos, como os sociais e familiares. A sua paixão por uma área de trabalho vai estar já descrita no seu currículo, na quantidade de atividades realizadas.

Espírito de equipa

Outras palavras que são já clichés no currículo. Tal como “orientado para o detalhe” e “orientado para os resultados”. O desejado é mostrar com exemplos estas afirmações e não fazer mera propaganda como os políticos.