Por: João Paulo Moura

10 Dicas para trabalhar em casa

Explore estas dicas para trabalhar em casa e ser bem sucedido no seu trabalho. Se já aderiu a um dos vários trabalhos que se podem fazer em casa, saiba agora como ser mais produtivo no seu trabalho.

1. Construir um espaço de trabalho

Em primeiro lugar há que separar o trabalho e a vida familiar e pessoal. Monte um espaço de trabalho onde possa trabalhar sem distrações. Neste espaço só deve ter o essencial para fazer o seu trabalho. Coloque tudo o que precisa à sua mão, desde uma impressora a pequenos clips.

Esta é uma dica que se aplica sobretudo aos pais que trabalham em casa.

2. Investir em conforto e em qualidade

Como vai passar várias horas neste espaço de trabalho, deve estar confortável e usar as melhores ferramentas que conseguir. Se trabalha ao computador isso implica comprar uma boa cadeira e um bom monitor, por exemplo. O dinheiro que está a investir é em instrumentos de trabalho que vão melhorar o seu desempenho e que vão poupar a sua saúde.

3. Entender os clientes

Conheça bem o seu cliente (ou clientes). Ponha-se no seu lugar e imagine o que ele deseja. Faça o seu trabalho sempre com o objetivo de cumprir com as expectativas do cliente e supere-as.

4. Estabelecer horário

Como trabalha por casa, as pessoas pensam que está livre para fazer o que quiser. Apesar do trabalho em casa conceder mais liberdades, deve ter o cuidado de separar a vida profissional das suas restantes vidas. Para isso pode estabelecer um horário fixo para o seu trabalho diário, o que ajudará à sua disciplina e organização.

5. Estender horário

Não seja contudo inflexível quanto ao seu horário. Há alturas em que pode ser necessário trabalhar a horas mais tardias. Alargar por vezes o horário de trabalho é até uma das dicas para ser um bom freelancer.

6. Fazer pausas

Inclua também pausas no seu horário de trabalho, como pausas de hora a hora. Existem boas razões para se fazer pausas no trabalho.

7. Estar ligado ao mundo

Pode comunicar nestas pausas com os amigos ou manter um canal de comunicação (como um chat de redes sociais) aberto enquanto trabalha. O importante é que não se sinta muito sozinho para não deixar a paranoia se apoderar de si. Um pouco de distração faz bem, mas não exagere no tempo de descontração.

8. Ter objetivos

Estabeleça objetivos dentro do seu horário, como fazer um trabalho por hora. Isto ajudará à sua organização.

9. Apontar trabalho

Aponte diariamente as horas de trabalho e os trabalhos realizados. Pode precisar de voltar a trabalhos já efetuados ou usar o registo de trabalhos realizados para pedir um aumento.

10. Sair de casa

O tempo que poupa em não precisar de se deslocar de casa e entrar no trânsito de hora de ponta deve ser aproveitado para atividades do seu gosto. Por mais horas de trabalho que faça, deve sempre guardar tempo de qualidade para si. Aposte em praticar desporto, em estar com os amigos, em ler, ou em fazer algo de produtivo. Saia de casa (o seu local de trabalho) e divirta-se. A sua boa disposição e a sua vontade de trabalhar vão ganhar com esta atitude.