Recorra a estas dicas para se concentrar no trabalho antes de desesperar e começar a arrancar os cabelos. Quem trabalha em open space sabe o quanto custa concentrar-se no trabalho com tantas distrações em cena.

Dormir e comer bem

A falta de concentração no trabalho pode ter desde logo origem na falta de descanso do trabalhador. Para aumentar a concentração no trabalho deve dormir e alimentar-se bem, sem saltar ou menosprezar refeições.

Entre refeições deve comer snacks saudáveis, como maças, nozes e outros frutos secos.

Fazer pausas

Para melhorar a concentração no trabalho deve fazer pausas todas as horas, das formas mais variadas. O importante é que se mexa e refresque as ideias.

Fazer exercício mental

Pode trabalhar a concentração e a memória fazendo exercícios mentais como ler, palavras cruzadas ou sudoku.

Fazer exercício físico

Se conseguir fazer também exercício físico com frequência ainda melhor será para si.

Ouvir música de auscultadores

Coloque auscultadores nos ouvidos para não ouvir conversas ou a música dos outros. Escolha a sua própria música. Música clássica ou unicamente instrumental ajuda à concentração e música alegre ajuda à motivação.

Organizar espaço e trabalho

Mantenha o espaço de trabalho organizado e organize também o seu trabalho diariamente, com prioridades, prazos e objetivos.

Priorizar

Tente fazer uma coisa de cada vez, dando sendo primazia ao mais importante. Faça listas para melhor controlo do trabalho.

Desligar-se

Evite a procrastinação, consultando menos vezes as redes sociais e o email pessoal. Desligue-se da internet e da corrente mais vezes ao dia. Deixe o telefone em silêncio e diminua as distrações à sua volta.

Anotar

Não force a sua memória. Anote o que tem de fazer em papel, assim como as informações importantes, num bloco de notas ou post-it à sua frente.

Passatempo

Encontre um hobby que o satisfaça e o distraia do mundo do trabalho. Fazer aquilo que gosta e o que o satisfaz fora do horário do trabalho ajuda a cumprir o horário de trabalho e a concentrar-se no que está a fazer de momento, sentindo-se mais realizado.

Veja também como eliminar o stress no trabalho em 2 minutos.