10 Dicas para o Bom Atendimento ao Cliente

Fique com dicas de bom atendimento ao cliente. Se deseja prestar um atendimento de qualidade aos seus clientes, estas 10 técnicas de atendimento ao cliente vão-lhe ser muito úteis.

Sorrir

O cumprimento é algo de automático no quotidiano. Já o sorriso é mais raro. Sorrir faz maravilhas para quem sorri e também cria empatia do outro lado, no potencial cliente. Ser atendido por alguém simpático eleva sempre a confiança e a disposição para comprar. Mesmo que atenda clientes pelo telefone, se sorrir enquanto fala, vai parecer mais acessível e criar uma ligação mais forte com o cliente.

Saiba como ganhar a confiança dos clientes.

Colocar à vontade

Receba o cliente agradavelmente, da mesma forma que recebe as suas visitas em casa. Não o deixe desconfortável num espaço que não lhe pertence.

Rapidez

Atenda de imediato o cliente, ou prometa atendê-lo muito brevemente. Não o deixe à espera, como se ele fosse invisível. A paciência dos clientes é limitada.

Ouvir

Ouça o que o cliente diz. Descubra o que ele realmente procura e adeque o seu discurso para lhe resolver a necessidade que tem. Este é um truque para ser um bom vendedor.

Sinceridade

Seja honesto na sua avaliação dos produtos. Recomende os produtos que achar de melhor qualidade. O cliente ficará encantado com a sua sinceridade, passando a olhar para si como um amigo.

Colocar-se do lado do cliente

Mais do que ser amigo do cliente, deve tentar transformar-se no cliente, colocando-se nos seus sapatos. Assim conseguirá perceber o que este quer e responder realmente ao seu problema. Isto permite ser mais persuasivo na venda.

Comunicar

Seja comunicativo no atendimento ao cliente. Caso não esteja a conseguir resolver um problema, explique a demora e chame o seu superior. Não tente “enrolar” o cliente ou fazer o que não está treinado ou autorizado para fazer.

Estudar o cliente

Existem vários tipos de clientes. Adeque o seu atendimento ao tipo de cliente em questão.

Cordialidade

Seja educado com o cliente a toda a hora. Trate-o por senhor ou senhora e nunca lhe dê ordens. Faça sim, pedidos, como por exemplo: “pode assinar aqui por favor?”

Perguntar

Uma vez feita a compra, não se limite a fechar o contacto estabelecido. Pergunte se pode ajudar o cliente de mais alguma forma. Sorria novamente.