10 Custos (Esperados e Inesperados) de Conduzir

Os custos de conduzir são imensos. Se está mortinho por conduzir o seu primeiro carro tenha em mente estas 10 despesas. Está desde já avisado.

Combustível

Começamos pela despesa mais óbvia: o combustível. Se gastar 25 euros de combustível por semana, ao fim de um ano tem de desembolsar 1300 euros (quem recebe o salário mínimo nacional tem de trabalhar dois meses e meio só para pagar o combustível que gasta num ano). Confira como economizar combustível.

IUC

O valor a pagar pelo Imposto Único de Circulação (IUC) depende consoante o combustível, a cilindrada e o ano da matrícula do veículo.

Seguros

Terá de fazer um seguro automóvel de responsabilidade civil. Veja como escolher um seguro automóvel e como baixar o valor do seguro automóvel.

Acidentes

Os acidentes podem até nem ser sua culpa, mas se não declarar o sinistro automóvel devidamente, será da sua responsabilidade o pagamento.

Indemnização

Imagine que dá boleia a um estranho e que tem um acidente. A família deste estranho pode pedir-lhe uma indemnização choruda, a qual terá de pagar por vários anos.

Manutenção

A manutenção é muitas vezes esquecida mas é uma importante fatia do custo anual de um carro.

Inspeção

Os preços da inspeção anual automóvel variam entre os 31 e os 46 euros.

Preciosismos

Quer atualizar os mapas do GPS? Colocar um novo fecho automático na viatura ou umas novas jantes? São mais despesas a juntar à soma.

Multas

Não pense que as multas só acontecem aos outros. Basta uma pequena distração para se cometer uma infração e se ter de pagar por isso. Acontece a todos, mesmo aos condutores mais atentos e responsáveis.

Estacionamento

Quem circula nas cidades tem dificuldade em encontrar estacionamento gratuito. Já não basta ter de pagar para ter veículo (comprar o carro), tem ainda de pagar por usar o veículo (combustível, IUC, seguro, manutenção, portagens) e pagar por não o usar (por o estacionar).

Conheça os 4 piores erros ao comprar carro.