Confira o que fazer no primeiro dia de trabalho. Não vale a pena ficar nervoso: o primeiro dia de trabalho vai-lhe correr bem se seguir estas dicas.

Preparar-se

Antes de entrar no primeiro dia de trabalho deve fazer o trabalho de casa. Entre outros, deve planear a roupa a vestir (de acordo com a cultura da empresa), o caminho a percorrer e o que é necessário levar para o trabalho.

Ser pontual

Deve chegar todos os dias a tempo ao trabalho mas no primeiro dia em especial. De certeza que não quer começar de pé esquerdo, deixando uma má imagem logo no início do trabalho.

Apresentar-se

Se não for apresentado aos colegas de trabalho, pode tomar a iniciativa. Não esteja à espera que os antigos colaboradores se apresentem - isso pode nunca acontecer. Quebre desde cedo o gelo, para poder trabalhar à vontade.

Observar

Observe o ambiente, as relações entre os colegas de trabalho, o trabalho desenvolvido por todos e a forma de trabalho. Isto é essencial para encontrar um lugar no funcionamento da máquina e desempenhar um bom papel. Antes de falar, o novo trabalhador deve ouvir. Antes de agir e querer mudar algo, ele deve observar e aprender.

Conviver

Faça uma pausa com os novos colegas de trabalho. Tome um café ou almoce com as suas novas companhias de trabalho. Receberá informações importantes no convívio com os colegas mesmo sem perguntar.

Visitar

Faça umas voltas de reconhecimento ao perímetro. Conheça a vizinhança da empresa. Saber onde fica a farmácia e o multibanco mais próximo ou o restaurante mais barato por perto dá sempre jeito.

Perguntar

Quando alguma dúvida pertinente assombrar a sua mente, deve perguntar para saber a resposta. É melhor não correr riscos. Não abuse contudo do número de perguntas para não passar a imagem de que é um trabalhador chato e que não sabe se desenrascar sozinho.

Pedir

Caso não tenha trabalho, peça-o. Não fique à espera que se lembrem de si. Podem até estar a testar o seu interesse.

Conter-se

Por mais à vontade que já se sinta no primeiro dia de emprego, não deve dizer gracinhas e não deve falar sobre determinados assuntos no trabalho. Seja comedido, mantenha a postura até ao fim do dia de trabalho.

Despedir-se

Seja também cordial até ao fim do horário de trabalho. Despeça-se dos seus novos colegas de trabalho no final do dia para estes se habituarem a si e já não o estranharem no dia seguinte.

Já leu o que fazer antes do primeiro dia de trabalho?

Conheça então os erros a não cometer no novo emprego.