10 Características de um grande líder

Algumas podem ser inatas e outras adquiridas ao longo da vida e experiência profissional. Seja qual for o tipo de liderança, eis algumas características de um grande líder.

1. Ele é dedicado

Trabalhar, trabalhar, trabalhar. É o que faz um grande líder, consciente que a dedicação e a ambição são a receita para alcançar os resultados.

2. Está disponível para aprender

Um líder deve acompanhar a evolução, não ser resistente à mudança. Só assim poderá manter a liderança.

3. Ele é modesto

Não precisa ser egocêntrico para se destacar numa organização. Admita que também comete erros, saiba responsabilizar-se por eles e mostre que os consegue resolver.

4. Ele é metódico

O sucesso depende do trabalho, mas também da dedicação. Fixe as metas, os objetivos que quer alcançar. E saiba antecipar os problemas com que se pode deparar.

5. Ele é tranquilo

Controlar as próprias emoções é o primeiro passo para tranquilizar a equipa. Liderar não é sinónimo de intimidar nem de controlar. Comunique com empatia.

6. Ele é destemido

Um bom líder é proativo, avança sem medos e mantém-se otimista mesmo quando se depara com obstáculos.

7. É capaz de motivar os outros

Só verão em si um líder aqueles que se sentirem motivados a fazer mais e melhor. Partilhe a experiência e os conhecimentos. Inspire a sua equipa, valorizando o melhor de cada elemento.

 Motivar em vez de amedrontar, é uma das diferenças entre ser chefe e ser líder.  

8. Sabe delegar

O sentido de liderança não se perde na delegação de tarefas. Conhecedor da sua equipa, um grande líder reconhece as capacidades de cada um para delegar corretamente, em prol de um objetivo comum. E assim poder dedicar-se afincadamente a outras questões estratégicas.

9. Sabe comunicar

Não chega ter o carisma de um grande líder se não souber comunicar com a sua equipa. Seja eloquente. Saiba o que dizer e quando dizer. E saiba ouvir.

10. Conquista a confiança

Haja com transparência, com paixão, mostre que acredita no que faz. Um comportamento ético atrai confiança dos seus colaboradores. Em vez de exigir confiança, saiba conquistá-la. Através dos comportamentos que adotar e das decisões que tomar. 

Estas são características comuns a todos os grandes lideres, mas há vários tipos de liderança.

Pelo contrário, alguns sinais dizem-lhe que não é um líder.

Veja como mostrar que é um bom líder e conheça profissões para líderes.