Sobretaxa Extraordinária IRS

Mantém-se, em 2015, a sobretaxa extraordinária sobre o IRS. E nos mesmos 3,5% que em 2013 e 2014. É esta a redução que vai afetar o rendimento mensal de todos os trabalhadores dos setores público e privado.

Prolongada a medida excecional

Apesar de ter sido lançada em 2013 como sendo uma medida excecional, mantém-se em vigor pelo terceiro ano. Ou pelo quarto ano se considerarmos que já em 2011 foi aplicada embora apenas sobre o subsídio de Natal.

Esta sobretaxa extraordinária de IRS incide sobre os rendimentos obtidos por trabalhadores dependentes e pensionistas, residentes em Portugal.

Apesar de se manter em vigor, de acordo com o Orçamento do Estado para 2015, a sobretaxa cobrada durante este ano civil poderá vir a ser devolvida em 2016. Total ou parcialmente. Isto porque o documento define também um limite a partir do qual o excedente da receita de alguns impostos pode reverter a favor dos contribuintes.

Até 2019 a sobretaxa no IRS deverá ser completamente eliminada, com um ritmo de eliminação da sobretaxa de 0,875 pontos

A certeza assenta para já apenas na aplicação, em 2015, da sobretaxa extraordinária de IRS. Com uma só alteração: o cálculo é feito com base no novo valor do Salário Mínimo Nacional de 505,00 euros.

Como Calcular

Para calcular a sobretaxa extraordinária que vai pagar deverá:

  • Retirar ao seu salário bruto as contribuições para o IRS e para a Segurança Social;
  • Ao valor a que chegar, deve retirar ainda um salário mínimo nacional (505,00 euros);
  • A sobretaxa de 3,5% é aplicada sobre o valor final depois destas contas (multiplicar por 0,035)

Veja como calcular a sobretaxa e o seu salário líquido (salário final já com os descontos) passo a passo.

Escalões e tabelas de IRS em 2015

Mas esta não é a única dedução a fazer ao salário. Há que somar o correspondente ao escalão de rendimentos, de acordo com os escalões de IRS de 2015. Continuam a ser 5, à semelhança do que vigorou em 2014, variando entre os 14,5% e os 48% de taxa a incidir sobre o rendimentos dos contribuintes.

Veja também as novas tabelas de IRS para 2015 e se quiser pode usar a nossa calculadora para simular de forma automática o seu salário líquido mensal.

Importa ainda referir que continuam isentos da aplicação da sobretaxa extraordinária de IRS os trabalhadores cujos rendimentos mensais não ultrapassem um salário mínimo nacional, ou seja, os 505,00 euros.