Habitação

Vender casa: sites imobiliários onde pode anunciar o seu imóvel

Conheça oito plataformas onde pode anunciar a venda do seu imóvel ou procurar a sua próxima casa.

Habitação

Vender casa: sites imobiliários onde pode anunciar o seu imóvel

Conheça oito plataformas onde pode anunciar a venda do seu imóvel ou procurar a sua próxima casa.

Hoje em dia, encontra vários sites onde pode vender ou arrendar os seus imóveis. Podem ser colocados anúncios para vender praticamente todo tipo de imóveis desde apartamentos a moradias, lojas, escritórios, armazéns, garagens, edifícios, novos, restaurados ou para recuperar.

Nem todos são gratuitos, alguns podem ser, ou não, conforme o que decida fazer. Deixamos aqui alguns exemplos.

1. Idealista

O Idealista é um dos sites mais utilizados, para vender, comprar, arrendar, e é dos sites mais visitados, senão o mais visitado, por estrangeiros que pretendem uma estadia longa em Portugal. Uma vantagem, portanto, o elevado tráfego do Idealista. Mais simples ainda se optar por descarregar a respetiva app.

A navegação, quer em app, quer através do google é extremamente fácil e intuitiva e as imagens são de boa qualidade (dependem, também, naturalmente, da qualidade das imagens que fornece para publicação). O layout do site e, sobretudo da app, são bastante apelativas.

Uma das enormes vantagens do idealista é que pode ser acedido em 16 línguas, estando presente (com escritórios) em Portugal, Espanha e Itália. Esta enorme abrangência permite apanhar um grande mercado, designadamente de estrangeiros que procurem, por exemplo, alojamento por 3, 6, 12 meses ou mais de um ano. Hoje em dia, muitíssimo frequente.

O Idealista traduz automaticamente o texto do seu anúncio nas 16 línguas. Não precisa de fazer nada.

O Idealista tem um cariz "muito internacional". Se publicar um arrendamento de média / longa duração no Idealista e, por exemplo, em simultâneo no OLX, vai perceber muito rapidamente a muito maior abrangência do Idealista. Prepare-se para receber mensagens de todos os cantos do mundo, especialmente se o seu imóvel for adequado, por exemplo, a um jovem, ou menos jovem, que vem trabalhar ou viver para Portugal.

Outro aspeto importante. Parece-nos que os particulares que anunciam no Idealista recebem menos mensagens de empresas imobiliárias. Especialmente se escrever no anúncio em maiúsculas, para que se leia bem, que o anúncio "é exclusivamente reservado a particulares". Isto, claro, se não pretende mesmo a ajuda de uma imobiliária, que pode ser de extrema utilidade em determinadas situações. Se prescinde destes serviços, opte sempre por fornecer o e-mail, em vez do telefone. É mais simples, basta ignorar e/ou apagar o e-mail.

No Idealista, como noutros sites, tem a opção de deixar o telefone visível, ou não, embora tenha sempre que o fornecer. Deixando o telefone visível, ficará mais exposto.

Quando se paga no Idealista?

O Idealista oferece os 2 primeiros anúncios.

Mas, no preenchimento dos dados pode ter que pagar. É que o Idealista exige a morada completa do imóvel (rua, número, código postal). Pode optar por deixá-la visível no anúncio ou não. Se deixar a morada visível no anúncio não paga. Se quiser ocultar a rua e o número da porta paga 9,90 euros.

Outras situações em que é devida uma taxa:

  • quartos para arrendamento (até 5 quartos é gratuito, em imóveis para partilhar, que não acrescem aos demais anúncios que tenha; paga a partir daí);
  • anunciantes com mais de dois imóveis;
  • anunciantes de imóveis duplicados;
  • imóveis à venda por mais de 1.500.000 de euros;
  • imóveis em arrendamento por mais de 3.000 euros/mês;
  • posição destacada (premium) do anúncio por 30 dias: desde 35,90 euros;
  • Posição destacada por 24 horas: desde 11,90 euros.

O Idealista oferece ainda serviços complementares de fotografia, cartazes, vídeo e virtual tour. Estes 2 últimos custam cerca de 200 euros.

Como publicitar imóveis no estrangeiro com o Idealista?

Na verdade, não é no estrangeiro "todo". Mas é Espanha e Itália, e pode eventualmente interessar. Pode anunciar-se um imóvel em Itália através do idealista.it e, em Espanha, através do idealista.com.

2. OLX

O OLX é uma plataforma de anúncios gratuita, não exclusiva de imóveis. Tudo se vende e tudo se compra no OLX. Beneficia, talvez, de ter sido o primeiro, ou dos primeiros, a fomentar o mercado de usados em Portugal.

Através do site OLX (ou melhor, se for através da app) é possível colocar todo o tipo de anúncios sobre imóveis. Mas tem um cariz "mais nacional" que o Idealista, por exemplo.

Quando se paga no OLX?

No OLX, o número de anúncios que se podem colocar gratuitamente varia com a categoria de imóvel.

Na situação, talvez mais comum, apartamentos, moradias / casas e terrenos e quintas, 1 anúncio é gratuito. A partir daí são cobrados 9,99 euros. O mesmo se passa para anúncios de permutas e para a venda e arrendamento de garagens / estacionamentos (1 anúncio gratuito e, a partir daí 4,99 euros).

Nos restantes casos previstos não há anúncios gratuitos. os preços são os seguintes:

  • escritórios, lojas, estabelecimentos comerciais: 4,99 euros
  • casas de férias: 7,99 euros
  • quartos para arrendar: 6,89 euros

O OLX tem ainda taxas premium e taxas especificas para pacotes de anúncios que podem ser consultadas aqui: tarifários OLX

Depois, como todos, paga-se para ter o anúncio destacado. Há pacotes básico, standard e premium. O preço dos destaques no OLX é baseado numa taxa variável sobre o valor de venda / arrendamento do imóvel.

O OLX tem uma parceria com a plataforma Imovirtual, o que pode ser uma vantagem (visibilidade nas duas plataformas).

3. Custo Justo

Este é mais um site do mesmo tipo do OLX (plataforma de classificados de vários tipos, mais direcionado para particulares). No site de classificados Custo Justo também não paga nada, à partida, pelo seu anúncio de venda de imóveis.

Os serviços pagos no Custo Justo têm a ver com destaques. Na categoria de imóveis, são estas as taxas aplicadas:

  • Subir: 2,00 euros (anúncio colocado uma vez no topo, imediatamente após a confirmação do pagamento)
  • Subir 7 dias: 6,00 euros (repete-se a opção "Subir"pelo período contratado, a cada 24 horas)
  • Montra 7 dias: 10,00 euros
  • Montra 30 dias: 30,00 euros
  • Urgente: 3,00 euros (os anúncios urgentes são assinalados com "Urgente!" na lista de resultados e durante 3 dias sobem ao topo da lista a cada 24 horas, após pagamento)
  • Serviço de entrega: 99,99 euros

4. CASA IOL

No portal Casa IOL_classificados, pode também anunciar o seu imóvel para venda, arrendamento, permuta ou trespasse.

O portal Casa IOL é auditado pela Marktest e o serviço é pago.

Para a venda de imóveis, os preços são os seguintes:

  • Básico: destaque Listagem Principal 4 semanas: 14,99 euros (+ destaque homepage 3 dias por 29,99 euros);
  • Avançado: destaque Listagem Principal 3 meses: 29,99 euros (+ destaque homepage 3 dias por 29,99 euros);
  • Premium: destaque Listagem principal 9 meses: 99,99 euros (com destaque na homepage 5 dias incluído);
  • Até à venda ou arrendamento (2 anos): 150 euros, incluindo destaque na listagem principal (16 semanas) e homepage (por 10 dias).

Em caso de arrendamento, os mesmos pacotes variam entre os 9,99 euros e 99,99 euros.

5. Casa Sapo

O Casa Sapo é um portal imobiliário que, tal como o CASA IOL, pertence à Media Capital. Permite colocar anúncios de venda ou arrendamento, com um pacote de preços idêntico ao da CASA IOL.

Também aqui, o preço varia consoante a visibilidade desejada para o anúncio.

6. SuperCasa

A SuperCasa é uma outra plataforma onde qualquer particular pode colocar os seus anúncios. Tem uma política de preços idêntica ao Idealista, já que só são cobrados valores:

  • a partir de 2 anúncios (2 são gratuitos);
  • na publicação de anúncios duplicados;
  • na publicação de imóvel para venda acima de 1.000.000 euros ou de arrendamento acima de 2.000 euros / mês.

A SuperCasa possui opção para destaque por idioma.

7. Imovirtual

O Imovirtual é desenvolvido e gerido pelo OLX Group. Além disso, têm uma parceria pelo que, não estranhe se encontrar o seu anúncio no Imovirtual, quando apenas o anunciou no OLX. Se não pretender que isto aconteça terá que preencher um formulário disponível no Imovirtual.

De igual modo, o seu anúncio no Imovirtual é também, em qualquer dos pacotes de pagamento, exportado para o OLX.

O Imovirtual é um portal que agrega sobretudo anúncios de profissionais (designadamente imobiliárias). Ainda assim, um particular pode igualmente divulgar o seu imóvel, o que até é promovido através da parceria OLX / IMOVIRTUAL.

As opções de preços são as seguintes (note que estes preços significam, basicamente, anúncio em 2 sites por 3 meses, um de perfil mais profissional e outro mais de particulares, pode ser uma boa combinação):

  • Básico: 15 euros / 3 meses com exportação para o OLX;
  • Plus: 30 euros / 3 meses com exportação para o OLX, com anúncio destacado durante 7 dias;
  • Premium: 50 euros / 3 meses com exportação para o OLX, anúncio destacado e na página principal durante 7 dias.

8. BPI Expresso

O BPI Expresso Imobiliário é uma plataforma sobretudo para empresas, mas onde os particulares podem também anunciar. Resulta de uma parceria entre o Jornal Expresso e o Banco BPI e os pacotes de preços para particulares são os seguintes:

  • Pacote Internet: anúncio exclusivamente online por 30 dias - 9,99 euros (para clientes BPI Net é gratuito por 90 dias);
  • Pacote Base: anúncio online por 60 dias, com publicação no Caderno de Economia do Jornal Expresso (sem foto) - 35 euros;
  • Pacote Económico: anúncio online por 90 dias, com publicação no Caderno de Economia do Jornal Expresso (com uma foto) - 61,5 euros;
  • Pacote Premium: anúncio online por 180 dias, com publicação no Caderno de Economia do Jornal Expresso (com uma foto)- 100 euros.

Notas:

Os preços apresentados neste artigo são os que as plataformas apresentavam à data da sua elaboração, podendo variar a todo o tempo, nomeadamente por campanhas promocionais que vigorem em dado cada momento.

Este conteúdo não é patrocinado e a ordem por que são apresentadas as plataformas é aleatória. As opiniões aqui emitidas baseiam-se exclusivamente em experiências pessoais da própria equipa do economias.pt.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.