Imobiliário

Leasing imobiliário para habitação: o que saber

Se já ouviu falar da possibilidade de fazer uma leasing imobiliário para habitação, neste artigo explicamos resumidamente no que consiste,

Imobiliário

Leasing imobiliário para habitação: o que saber

Se já ouviu falar da possibilidade de fazer uma leasing imobiliário para habitação, neste artigo explicamos resumidamente no que consiste,

O leasing imobiliário para habitação é uma solução disponível para particulares. O leasing consiste num meio de financiamento acordado através de um contrato de locação financeira, onde existe um locador que disponibiliza o uso de um bem ao locatário (o cliente), que paga uma renda.

Leasing imobiliário para particulares

O leasing imobiliário permite ao particular comprar, construir ou melhorar uma casa própria (ou outros tipos de imóveis). O prazo mínimo do leasing pode ser de 5 ou 7 anos, por exemplo, e o máximo de 15 (outras finalidades que não habitação) ou 30 anos (com limite de 75 anos de idade). Após este prazo é dada a opção ao locatário de adquirir definitivamente esse imóvel por um valor residual. Até lá a propriedade jurídica do imóvel é do locador, enquanto a propriedade (responsabilidade) económica é do locatário. O financiamento no leasing imobiliário é de 100% do valor do imóvel ao qual são acrescidas despesas com escrituras e registos. É obrigatório subscrever um seguro para o imóvel. Recorrer ao leasing tem vantagens e desvantagens, devendo o interessado medir as mesmas e proceder a várias simulações antes de assinar um contrato de leasing.

Oferta de leasing imobiliário

No caso do leasing imobiliário para particulares existem soluções no mercado como:
  • Leasing CGD
  • Leasing Montepio
  • Leasing Santander Totta
  • Leasing Millennium BCP
Os bancos não disponibilizam a opção de fazer uma simulação de leasing imobiliário online. Para tal deve-se contactar as instituições bancárias. Também existe leasing imobiliário para empresas.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.