Confira 5 erros comuns em uma entrevista de emprego


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Por falta de preparação ou nervosismo, há erros comuns em uma entrevista de emprego que podem ser decisivos para o futuro emprego do candidato. Identifique quais são para conseguir evitá-los!

1. Decorar respostas

Se preparar para uma entrevista não quer dizer levar as respostas decoradas e dizê-las assim que o recrutador começar a fazer perguntas.

Mesmo sabendo que há perguntas frequentes em todas as entrevistas, seja o mais espontâneo possível. Até pode responder o mesmo de sempre, mas faça de forma natural, realçando algo que o diferencia dos outros candidatos.

Conheça os clichês que deve evitar em uma entrevista de emprego.

2. Não ter perguntas

Uma pessoa pode errar por excesso de preparação, mas também há quem erre por falta dela.

Também é comum em uma entrevista de emprego o erro de não ter qualquer pergunta para fazer ao entrevistador, quando este dá espaço ao candidato para fazer perguntas. Ao invés de demonstrar conhecimento absoluto, estará a revelar falta de preparação.

Confira as perguntas que pode fazer a um recrutador em uma entrevista de emprego.

3. Se autoelogiar constantemente

Entrar em uma entrevista com a postura de quem sabe tudo, se gabando do princípio ao fim, usando as virtudes quando lhe pedem para mencionar os principais defeitos é outro erro comum.

A arrogância é um dos erros mais graves referidos pelos recrutadores. Contorne essa postura descobrindo como falar de si próprio em uma entrevista de emprego.

4. Falar mal dos empregos anteriores

Falar mal das empresas por onde passou anteriormente, de ex-patrões ou colegas é um dos erros comuns em uma entrevista de emprego.

É um comportamento que deve evitar, já que revela falta de profissionalismo. Se quer falar do passado sem pôr em causa o lugar, destaque os aspetos positivos dessas experiências.

5. Falta de honestidade

A falsidade ou a evasão são outros erros comuns em uma entrevista de emprego. Pode revelar descrevendo-se como uma pessoa diferente daquela que realmente é ou assumindo competências que não possui.

Evite também a desonestidade quando fizerem uma pergunta que não sabe responder. Para perceber como faltar com a verdade pode ser fatal na sua candidatura, veja o que acontece se mentir em uma entrevista.

Se não quer cometer outro erro comum que irá determinar a primeira impressão do recrutador terá de você, tenha o cuidado com o que não vestir em uma entrevista de emprego.

Veja também: entrevista de emprego: pontos fortes e fracos.

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.