Carreira e Negócios

Emigrar para a Suíça: Como preparar a ida

Se pensa em emigrar, deve-se preparar convenientemente. Neste artigo tem dicas de como arranjar trabalho e pedir visto de residência.

Carreira e Negócios

Emigrar para a Suíça: Como preparar a ida

Se pensa em emigrar, deve-se preparar convenientemente. Neste artigo tem dicas de como arranjar trabalho e pedir visto de residência.

Se pensa em emigrar para a Suíça, deve-se preparar convenientemente. Para evitar tornar o sonho de uma vida diferente num pesadelo, é fundamental conseguir um emprego antes de emigrar para a Suíça.

Como arranjar trabalho

Para arranjar um emprego na Suíça consulte sites de emprego como:Algumas empresas de trabalho temporário são:Como as principais línguas na Suíça são o francês, o alemão e o italiano, o conhecimento das mesmas será um fator decisivo. Os currículos e as cartas de apresentação deverão estar na língua do anúncio de emprego. As entrevistas de emprego podem ser realizadas via telefone e/ou Skype, como geralmente é proposto pelas empresas. A mudança para a Suíça só deve ser feita depois de existir um contrato assinado. É necessário pedir autorização de residência, que varia conforme o contrato de trabalho, pelo que se a empresa recrutadora preparar os papéis está quase tudo pronto para emigrar para a Suíça. Sectores com variada oferta de trabalho:
  • saúde
  • informática
  • hotelaria/Restauração
  • construção civil
  • agricultura
  • marketing e relações públicas
  • justiça

Vistos de residência

Os vistos de residência, ou 'permis de sejour' distribuem-se em várias categorias. Os mais comuns são:

B: visto de residência inicial

Este visto é obtido através de um contrato de trabalho por tempo indeterminado, ou um de mais de 1 ano de duração, e é válido por 5 anos.

C: visto de residência permanente

Visto obtido após os 5 anos do visto B. É válido por um período indeterminado e permite mudar de emprego e mudar livremente entre cantões.

L: curto prazo

A duração do contrato de trabalho determina a validade do visto, mas varia normalmente entre 3 e 12 meses. Terminado o prazo deve ser renovado para um de tipo B. Geralmente, só com um visto B ou C é possível viver na Suíça. Com estes se pode candidatar a alugar uma casa, fazer um contrato com uma operadora, fazer um seguro de saúde (obrigatório), entre outros. Para uma autorização de residência na Suíça consulte o site BFM.

Limitações

O governo suíço pode ativar medidas de limite à imigração como sucedeu em 2013, quando ativou a 1 de maio uma cláusula de salvaguarda que permitia fechar as portas a novos imigrantes dos países da União Europeia. Assim, no tipo B existiu um número limite de 53700 novos vistos. Já no visto de curta duração (L) não existia um limite. Estas restrições foram válidas por um ano.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.