6 dicas de currículo para quem muda muito de emprego


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

As próximas dicas de currículo destinam-se a quem troca frequentemente de trabalho. Saltar de trabalho em trabalho pode não ser visto com bons olhos pela empresa que avalia o curriculum vitae, já que lhe pode acontecer o mesmo.

Ou seja, o trabalhador contratado pode querer sair da empresa ao fim de pouco tempo, obrigando a novos investimentos em recrutamento e formação. Confira as recomendações abaixo!

1. Mude o modelo de currículo

Em vez de um modelo tradicional de currículo, com os trabalhos listados por ordem cronológica, pode escolher um modelo de currículo mais funcional. Um que destaque as competências adquiridas e suas conquistas.

2. Destaque objetivos ou um resumo

Pode colocar um objetivo de carreira no início do currículo, dizendo que procura uma empresa para progredir profissionalmente.

Também pode inserir um resumo do currículo para destacar a longevidade da sua experiência e não a quantidade de trabalhos exercidos.

3. Construa uma história

Pode aproveitar toda a experiência que tem em diferentes empresas para contar uma história sobre a sua carreira.

Cada trabalho corresponde a uma nova competência, experiência ou conquista, criando interesse em cada um dos capítulos do seu livro (CV).

4. Apague alguns capítulos

As experiências curtas, de poucos meses, podem ser deixadas de fora. Inclua-as apenas se forem relevantes para o emprego em questão.

Se incluir trabalhos de curta duração no currículo pode ter que explicar em entrevista a razão de sair desses empregos. Note-se que se essas razões forem involuntárias, como layoff, não terá que se preocupar com essa questão.

5. Reformule a experiência

Coloque o tempo de trabalho no final da descrição do trabalho e não no início. Em vez de referir os meses de trabalho, mencione os anos de trabalho, por aproximação.

Confira o significado do tempo de trabalho no currículo.

6. Una capítulos

Se fez serviços semelhantes ou interligados, pode juntá-los para aumentar sua experiência. Esta dica é mais fácil de se aplicar em trabalhos freelancer, onde trocar de emprego pode ser frequente.

Como manter o meu emprego?

Se você seguiu nossas dicas e conseguiu mudar de emprego, talvez tenha o desejo de criar raízes no novo trabalho.

Se for o caso, temos quatro pontos-chave para conseguir manter o novo emprego:

  • Procure desenvolver boas relações com os colaboradores
  • Crie uma visão otimista sobre as tarefas
  • Tenha uma atitude proativa
  • Evite os atrasos e as faltas não justificadas

Assim, pode começar a fazer a diferença no currículo e na carreira. Manter um emprego significa estabilidade não apenas financeira, mas emocional.

Por isso, foco no seu objetivo de vida!

Veja também:

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.