Custo do Pedido de Insolvência

Fazer um pedido de insolvência pessoal tem os seus custos e consequências. Mesmo sendo o último recurso das pessoas endividadas, a insolvência acarreta preços elevados.

Preços da Insolvência Pessoal

Os preços do processo de insolvência pessoal variam de caso para caso, mas alternam geralmente entre os 500 e os 3500 euros. Quem optar por um advogado especializado em insolvências, para tentar garantir a melhor defesa possível, poderá vir a reembolsar este último valor, mais elevado.

Já quem não detiver capacidade financeira para tal, pode recorrer ao apoio jurídico da segurança social, devendo pedir no requerimento devido a dispensa de taxas de justiça, nomeação e pagamento da compensação de patrono e de pagamento da compensação de defensor oficioso. Sendo aceite o pedido, será nomeado um advogado da zona de residência do devedor para administrar o pedido de insolvência deste.

Intermediários no pedido de insolvência

Existem empresas e associações que tratam de pedidos de insolvência, funcionando como intermediários do processo. Como estas recorrem também a advogados para gerir a situação de insolvência nos tribunais, mesmo tratando-se de associações sem fins lucrativos, poderão ser pedidos preços extra ao devedor, como valores de consulta do estado financeiro do devedor, de reuniões, ou meramente das devidas cotas de associado.