O que é o débito direto?
O débito direto é um serviço de pagamento prático que consiste em debitar diretamente um valor devido da conta do devedor para entregar ao credor, não sendo necessária a ação do devedor.Que tipo de pagamentos se podem fazer?
Pode-se pagar automaticamente contas recorrentes como água, gás, eletricidade, telefone, seguros, segurança social, ou prestações bancárias, desde que estas resultem de contratos e as empresas permitam esse tipo de pagamento.O débito direto é obrigatório?
O débito direto não é obrigatório para o devedor nem para o credor. É um meio de pagamento extra que o credor pode disponibilizar e que o devedor pode optar por usufruir.Podem-se impor limites ao débito direto?
Sim. O cliente interessado em impor limites ao débito direto deve dirigir-se a uma caixa automática Multibanco e selecionar a opção "Débitos Diretos", seguido de "Autorização de Débito Direto" e de "Alteração da Autorização", atualizando então o " Montante Máximo" ou a "Data Limite" dos débitos.Como saber das datas e valores dos débitos?
O credor tem a responsabilidade de notificar com antecedência o devedor da data da cobrança por débito direto, assim como do seu valor. Para saber se os débitos foram realizados convenientemente, o cliente deve consultar o seu extrato bancário com regularidade.Como anular o débito direto?
Para anular o débito direto o cliente deve dirigir-se ao seu banco. Ele tem 8 semanas depois da realização de um débito para pedir o seu reembolso. O banco dispõe de 10 dias úteis, desde o pedido de reembolso, para repor a quantia ou recusar o pedido.A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
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