Empresas

Como calcular o valor da sua empresa

Há vários métodos para calcular o valor da sua empresa. Neste artigo conheça quatro métodos que o podem ajudar.

Empresas

Como calcular o valor da sua empresa

Há vários métodos para calcular o valor da sua empresa. Neste artigo conheça quatro métodos que o podem ajudar.

Existem vários métodos para calcular o valor de uma empresa. Contudo, as previsões pecam sempre pela incerteza, que é ainda maior quando se trata de uma start-up ou de uma pequena e média empresa. Escolha entre os seguintes meios de avaliar o valor de uma empresa.

1. Através do discounted cash flow

Esta forma de avaliar o valor de uma empresa tem em conta a capacidade da empresa gerar rendimento futuramente, num prazo mínimo de cinco anos.

Primeiro faz-se uma estatística das receitas e dos custos da empresa para um dado período (não descurando fatores qualitativos, como a carteira de clientes). Depois subtrai-se uma percentagem (a taxa de desconto) que corresponde ao custo para colocar no presente valores só possíveis de alcançar no futuro. Isto permite criar uma projeção demonstrativa do montante financeiro que a empresa deve gerar no futuro, avaliando-se o quanto vale isso no presente.

2. Através do valor do património

O valor patrimonial da empresa consiste na soma de todos os seus ativos, desde máquinas a edifícios, de carros a equipamentos, de produtos a capital. É no fundo a riqueza concentrada da empresa, o valor investido pelos sócios/acionista ao longo do tempo. É ainda necessário descontar as dívidas e compromissos financeiros. Neste método as receitas futuras da empresa não são consideradas.

3. Através do valor do mercado

O cálculo pelo valor de mercado tem como base a capitalização bolsista, utilizando-se em empresas cotadas na bolsa, onde se consegue multiplicar a cotação das ações pelo seu número total.

4. Por comparação

Para as empresas não cotadas em bolsa pode-se usar o método comparativo, ou de múltiplos, onde se comparam os indicadores da empresa com os negócios semelhantes existentes no mercado. Para isso procuram-se empresas do mesmo setor, com produtos e clientes semelhantes. Através da média setorial consegue-se encontrar um valor para a empresa.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.