Carreira e Negócios

As vantagens e desvantagens de trabalhar à noite

Teve uma proposta de trabalho para fazer um horário noturno? Saiba quais as vantagens e desvantagens de trabalhar à noite.

Carreira e Negócios

As vantagens e desvantagens de trabalhar à noite

Teve uma proposta de trabalho para fazer um horário noturno? Saiba quais as vantagens e desvantagens de trabalhar à noite.

Trabalhar à noite vale a pena? Faz mal à saúde? Envelhece? Engorda? Para saber se trabalhar à noite compensa ou não e para responder a perguntas relacionadas com o trabalho noturno, o melhor a fazer é medir as vantagens e desvantagens de se trabalhar à noite.

As vantagens de trabalhar à noite

Pagamento

Trabalhar à noite tem desde logo a vantagem do pagamento superior, bonificado em relação ao trabalho diário.

Produtividade

À noite há mais tranquilidade. São menos as pessoas a interromper, o telefone quase não toca, a concentração no trabalho é maior.

Muita gente sente-se mais criativa e desperta de noite. Isto é benéfico para a produtividade da pessoa e da sua empresa.

Independência

Hoje em dia já não há muita liberdade na escolha de turno mas há quem prefira trabalhar à noite por não ter um chefe ou supervisor a controlar e condicionar o seu trabalho.

Ausência de trânsito

Não apanhar trânsito na deslocação casa - trabalho, trabalho – casa não é uma razão fundamental para se querer trabalhar à noite, mas ter a estrada toda para si é um extra agradável para o trabalhador noturno.

Silêncio

Quem trabalha em casa pode beneficiar do silêncio que a noite oferece.

Isolamento

Se trabalhar como freelancer por casa à noite e faz da internet o seu ganha pão, também encontra duas outras vantagens: a internet está mais rápida e as distrações nas redes sociais são menores.

Tarde livre

A noite é para trabalhar, a manhã é para dormir e a tarde é para usufruir a gosto. Para passar na Segurança Social antes do fecho ou apanhar um pouco de sol na praia, a tarde livre dá sempre jeito.

As desvantagens de trabalhar à noite

Adaptação

Quem vai trabalhar à noite terá de passar por um período de adaptação a este turno. A noite serve para descansar e repor as energias. O organismo tem um funcionamento biológico e psíquico, sendo preciso passar por um período de adaptação que pode ser mais longo e doloroso para algumas pessoas.

Isolamento

À noite o trabalhador pode ter apenas a companhia dos morcegos. Quem tem problemas em trabalhar e em estar sozinho pode sentir muitas dificuldades em trabalhar à noite.

Saúde

A grande desvantagem de trabalhar à noite está nos danos provocados à saúde. O ser humano está programado para trabalhar durante o dia e repousar à noite. A falta de exposição à luz solar é responsável por irregularidades nos órgãos e na pele. O sistema nervoso da pessoa é abalado, assim como a memória e a resistência física.

A falta de exercício físico e uma má alimentação podem originar danos sérios na saúde. Um estudo brasileiro refere que a hipótese de ter problemas cardíacos é 30% maior nas pessoas que trabalham à noite e que a taxa de colesterol dos pacientes que trabalham à noite é maior.

Má qualidade de sono

A qualidade do sono não é das melhores, pois há mais ruído e mais luz. Não dormir um período mínimo de sono pode ter consequências na saúde e na produtividade da pessoa, pois a resistência do organismo é colocada em causa.

Cansaço, mudança de humor e mesmo depressão podem-se verificar nos trabalhadores noturnos.

Acidente de trabalho

Caso não descanse o suficiente, a probabilidade de sofrer um acidente de trabalho aumenta. A sua segurança está em risco.

Família

Trabalhar à noite significa não estar com a família ou negligenciá-la. Os horários são diferentes e o contacto possível é bem menor. Não conseguir compatibilizar o tempo em família e o trabalho é uma das grandes desvantagens de trabalhar à noite.

Vida social

Além da família, também os planos com amigos e conhecidos são cada vez mais escassos. É difícil conciliar a vida profissional noturna e a vida social.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.