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Roubo de identidade: O que é e o que deve fazer se for vítima

Já ouviu falar do crime de roubo de identidade? Neste artigo, explicamos-lhe o que é, e que medidas deve tomar para evitar ser vítima.

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Roubo de identidade: O que é e o que deve fazer se for vítima

Já ouviu falar do crime de roubo de identidade? Neste artigo, explicamos-lhe o que é, e que medidas deve tomar para evitar ser vítima.

Nunca, como hoje, fomos tão sensibilizados para as questões de cibersegurança. Os ataques estão cada vez mais sofisticados, o que se torna um desafio premente preservarmos a nossa segurança online.

Assim, um dos crimes a que pode estar exposto é o roubo de identidade. Neste artigo, explicamos em que consiste este crime, como evitar ser vítima e o que fazer caso o mesmo ocorra.

O que é o roubo de identidade

O roubo de identidade não é mais do que a apropriação, por terceiros, da sua identidade ou dos seus dados pessoais com objetivos ilícitos. Com a obtenção deste tipo de informação, os criminosos podem conseguir por exemplo, abrir contas em seu nome, fazer transferências da sua conta bancária ou mesmo pedir a aprovação de um crédito. Existem três tipos de roubo de identidade:

  • Financeiro – Neste tipo de roubo, os criminosos, pretendem obter dados como os seus acessos ao homebanking e/ou às senhas dos seus cartões bancários, como o objetivo de obterem dinheiro de forma ilícita;
  • Criminal – É quando os criminosos se apropriam de alguns dos seus dados pessoais, como a data de nascimento, NIF, morada, entre outros, para criarem uma identidade falsa e cometerem crimes em seu nome;
  • Médico – Este tipo de roubo ocorre quando alguém se apropria dos seus dados pessoais para conseguir tratamentos, prescrições médicas ou equipamentos que de outra forma não conseguiria. Muitas das vezes, a vítima deste tipo de roubos tem um seguro de saúde associado.

Leia ainda: Cibercrimes: O que são? Saiba como prevenir e proteger-se

Como evitar o roubo de identidade

Existem alguns comportamentos que deve adotar para evitar ser vítima de roubo de identidade, como por exemplo;

  • Não publique informação sensível nas redes sociais;
  • Altere as suas passwords com alguma regularidades;
  • Crie passwords complexas. Utilize letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. Nunca utilize senhas que sejam facilmente identificadas, como a sua data de nascimento ou o nome dos seus filhos, por exemplo;
  • Evite utilizar a mesma palavra pass para vários acessos;
  • Nunca, sob qualquer pretexto, partilhe as suas passwords com ninguém;
  • Tenha sempre o antivírus do seu computador devidamente atualizado;
  • Não faça operações bancárias através do homebanking quando estiver conectado a redes de Wi-Fi públicas;
  • Evite fazer compras online em sites que não sejam seguros;
  • Não clique em links que lhe cheguem através de e-mails ou SMS’s, que lhe peçam informação pessoal, pois podem ser fraudulentos;
  • Se estiver a navegar na internet num local público, como num café por exemplo, tenha sempre muito cuidado com a informação a que acede. Pois nunca sabe quem pode estar a conseguir visualizar a mesma informação.
  • Nunca perca de vista os seus cartões bancários e o seu cartão de cidadão;
  • Não partilhe nem confirme dados pessoais em chamadas que podem ser fraudulentas. Confirme sempre a veracidade do pedido ligando diretamente para a entidade em questão;
  • Tenha sempre o acesso do seu telemóvel bloqueado;
  • Não deixe computadores, tablets ou telemóveis dentro do seu carro;
  • Verifique com regularidade os seus extratos bancários e os movimentos do seu seguro de saúde.

Leia ainda: 7 hábitos para identificar fraudes por e-mail e proteger os seus dados

O que fazer se for vítima de roubo de identidade

Se for vítima do crime de roubo de identidade pode ver-se numa situação complicada, como por exemplo, ter que provar que não cometeu um determinado crime ou que não solicitou um empréstimo. É por isso muito importante, que se suspeitar que pode ter sido vítima deste tipo de crime, tome de imediato algumas medidas, tais como:

  • Contacte-te o mais rapidamente possível a sua entidade bancária e exponha a situação;
  • Apresente queixa junto das autoridades competentes, como a Polícia Judiciária (PJ), a Guarda Nacional Republicana (GNR) ou a Polícia de Segurança Pública (PSP);
  • Reúna o maior número de provas que conseguir, como e-mails, SMS’s, extratos bancários, entre outros;
  • Se perder ou lhe roubarem o cartão de cidadão, deve pedir o seu imediato cancelamento. Pode faze-lo através do número 210 990 111 ou presencialmente no registo civil. O pedido de cancelamento não tem qualquer custo associado.

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A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

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