Carreira e Negócios

Negociar o salário: O que deve ter em consideração

Negociar o salário requer alguma sensibilidade e conhecimentos antes de se levar valores para cima da mesa. Saiba o que ter em consideração.

Carreira e Negócios

Negociar o salário: O que deve ter em consideração

Negociar o salário requer alguma sensibilidade e conhecimentos antes de se levar valores para cima da mesa. Saiba o que ter em consideração.

Negociar o salário num processo de recrutamento, ou com a sua atual empresa, requer alguma ponderação. Como é natural, todos os profissionais gostariam de ter ordenados mais elevados e melhores condições de trabalho. No entanto, é preciso perceber que as empresas definem um salário com base nos valores praticados pelo mercado, consoante a posição e a experiência de cada colaborador. Isto não significa que não possam ser feitos pequenos ajustes, tanto a nível do salário base como de benefícios, se a empresa achar que é o candidato ideal ou tem sido um trabalhador que merece essa valorização.

Assim, se está a pensar negociar o seu salário brevemente, saiba que deve analisar alguns pontos e saber como apresentar e fundamentar a sua pretensão. De seguida, fique a conhecer algumas dicas do que deve ter em consideração.

Leia ainda: Você tem um salário normal?

Analise quais são os valores que se praticam na função que exerce

O primeiro passo antes de começar a negociar o salário é informar-se sobre o ordenado médio de um profissional na sua posição e com a sua experiência, no setor e no mercado em que está inserido. Mas como é que consegue esta informação? Existem empresas de recrutamento, como a Hays e a Michael Page, que publicam estudos que mostram os ordenados pagos em várias profissões à entrada.

Além disso, também existem outras formas de ficar com noção de alguns dos valores praticados em certas profissões, principalmente se pesquisar pelo salário médio em Portugal. Por exemplo, pode encontrar algumas informações relevantes nos sites da talent, jobted, entre outros. Por fim, tem ainda à disposição os dados que mostram a realidade salarial em Portugal no Pordata. Embora a informação seja vasta, estes dados não estão atualizados, uma vez que as referências dizem respeito ao ano de 2021.

Ao fazer esta pesquisa, vai ficar com uma ideia mais realista do salário que uma empresa paga na sua área profissional e tendo em conta a sua experiência. Assim, tanto a empresa para a qual trabalha como uma empresa que está a recrutar percebe que não está a pedir um valor exagerado, sem qualquer tipo de adesão à realidade.

O aumento que ambiciona está enquadrado nos valores praticados pela sua empresa?

No caso de negociar o salário com a sua empresa atual ou com outra empresa, tente perceber qual é a situação financeira em que esta se encontra. Por exemplo, existem alturas em que uma empresa pode estar a passar por um período económico menos positivo. Logo, o natural é que não consiga dar-lhe o aumento que pretende ou o salário que ambiciona.

Este também é um cenário comum em empresas mais pequenas que estão a começar a sua atividade. Contudo, nestes casos, a margem de progressão é maior. Se a empresa tiver uma política de recompensar os seus colaboradores pelo seu empenho à medida que a empresa vai crescendo, o seu ordenado e benefícios podem aumentar significativamente.

Embora esta seja uma informação que nem sempre é fácil de descobrir, a menos que esteja a negociar o salário com a empresa em que já tem um vínculo contratual, pode sempre tentar saber quanto recebem os colaboradores em funções semelhantes à sua noutras empresas. Aqui entra o trabalho de networking, de estar em contacto com pessoas dentro da mesma área profissional, pois podem dar-lhe alguma "luzes" nesta área.

Prepare os seus argumentos se quer negociar o salário com base nos seus resultados

Pedir um aumento ou falar sobre dinheiro é, muitas vezes, um assunto delicado com um empregador ou recrutador. No entanto, se não está satisfeito com o seu salário ou o valor proposto, não deve ter receio de abordar o tema no momento pertinente.

Além de saber detetar qual é o momento correto para introduzir o tema, faça-o com alguma sensibilidade e tenha confiança nesse momento. Afinal, se está a negociar o seu salário é porque tem interesse em pertencer ou continuar numa empresa. O mais importante é apresentar os motivos que o levam a pedir melhores condições. Estes podem estar relacionados com o que pode oferecer à entidade empregadora, à sua experiência, aos seus skills e projetos que vai desenvolver ou até às expectativas e responsabilidades do seu trabalho.

No fundo, deve preparar-se o melhor possível para apresentar os seus argumentos, mas também para responder a todas as questões e contrapropostas.

Reflita sobre as suas principais necessidades

Embora o ordenado base deva ser o foco principal numa negociação salarial, as suas necessidades de um aumento significativo, em termos de salário líquido, podem diminuir através de certos benefícios. No entanto, precisa de refletir no porquê de precisar de um aumento de salário de x%.

Ou seja, está a pedir um aumento salarial porque o seu salário está desatualizado? Esta é uma necessidade devido ao aumento do custo de vida? Tendo em conta as suas despesas em deslocações ou com outros encargos, precisa de ganhar mais?

Todos estes fatores são importantes de analisar. Isto porque, se pensar nos motivos, vai conseguir definir um valor realmente justo face às suas necessidades. E, como hoje em dia, existem muitas empresas que oferecem benefícios flexíveis como forma de complementar o salário fixo, pode ter uma margem maior de negociação, se estiver disposto a aceitar certos benefícios. Não se esqueça que estes também maximizam aquilo que vai receber.

Por exemplo, pode ser benéfico se receber o seu subsídio de alimentação em cartão refeição com um valor mais elevado e livre de impostos, um vale de infância que pode usar na creche do seu filho, um valor fixo que pague o seu passe de transportes públicos ou até um valor que possa usar para pagar o seu ginásio ou noutro tipo de serviços. Todos estes exemplos vão reduzir os seus encargos mensais e aumentar o seu rendimento disponível.

Contudo, há trabalhadores que também procuram outras condições que não afetam o salário monetário, mas sim o salário emocional. E aqui, pode tentar negociar junto da empresa certas condições, como trabalhar remotamente ou num regime híbrido, permitindo conciliar melhor a vida profissional com a pessoal, mais dias de férias, entre outras opções. Embora estas condições dependam muito da filosofia e dos valores da própria empresa, não perde nada em tentar perceber qual é abertura para alguns cenários que gostaria de obter.

Leia ainda: Benefícios flexíveis no trabalho: Dos mais comuns às novas tendências

Pese os prós e contras de negociar o salário

Negociar o salário pode ter vários prós e contras, dependendo do desfecho da negociação. Se tudo correr bem e conseguir o salário que pretendia, é normal que a empresa espere dedicação da sua parte e que cumpra os objetivos a que se propôs. Por isso, caso tenha assumido um compromisso, prepare-se para cumpri-lo. Lembre-se que a sua imagem profissional é muito importante, mesmo que um dia deixe a sua empresa e ingresse num novo projeto. Logo, seja sempre transparente e honesto.

Já se a negociação salarial aconteceu porque tem uma proposta de trabalho noutra empresa, neste caso deve falar abertamente sobre a proposta que recebeu. Se a sua empresa tiver interesse em mantê-lo como trabalhador, no mínimo, fará uma contraproposta, que pode ou não ir ao encontro do que pretende.

Caso não tenha conseguido obter as condições que procurava, mantenha uma postura calma e profissional. Aliás, nestas alturas, deve mesmo tirar um tempo para refletir, para não dar uma resposta final de forma precipitada. Se ficar com dúvidas sobre o porquê de não receber o aumento, pergunte calmamente se existe algum motivo para a resposta ter sido negativa. Se o diálogo for calmo, honesto e profissional, a empresa pode explicar-lhe os motivos da recusa e assim pode tirar as suas próprias conclusões.

Independentemente do resultado da negociação salarial, encare o seu desfecho de uma forma construtiva e agradeça ao seu chefe ou recrutador pelo tempo disponibilizado para falar sobre este tema. Por fim, se, após o período de reflexão, achar que esse desfecho não é de todo aquilo que pretende para a sua vida profissional, pode começar a olhar para o mercado e tentar candidatar-se a outras vagas de emprego, que ofereçam algo mais próximo daquilo que pretende.

Tenha sempre em conta que mostrar ambição e vontade de crescer não tem mal nenhum. Contudo, deve estar sempre preparado para ouvir um não. Se, durante um processo de negociação, quiser saber exatamente em quanto se traduz os valores em causa, utilize o simulador de salário líquido 2023.

Leia ainda: Está a pensar mudar de emprego? Faça contas ao salário emocional

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.